Uma concessionária necessita de um bom controle do processo de venda. Isso porque manter processos internos bem alinhados é um dos pontos principais para o sucesso da empresa. Pensando nisso, a seguir vamos mostrar como melhorar os processos comerciais da concessionária em 4 passos.
Embora vivamos um período turbulento, onde a crise econômica e política ainda perdura, e a concorrência está a cada dia mais acirrada, ainda é possível tomar medidas para o crescimento empresarial. Acompanhe!
1. Como fazer o mapeamento dos processos comerciais?
Para fazer uma boa gestão, o primeiro passo é saber o que está acontecendo. É por isso que os processos comerciais que acontecem em sua concessionária precisam ser mapeados. Para isso, é necessário anotar cada etapa pela qual o seu cliente, produto e funcionário passa até chegar à concretização da venda.
Conhecer esse processo permite que você crie estratégias em cada fase para fazer com que elas fluam melhor. Dessa forma, os resultados serão sentidos, tanto pela sua equipe quanto pelo cliente ao final do ciclo.
Além disso, você ainda pode contar com uma ajuda tecnológica: existem softwares e ferramentas específicas, que permitem fazer esse mapeamento de maneira mais rápida e eficaz.
2. Quais os principais pontos que precisam ser analisados?
Nesse mapeamento, devem entrar alguns fatores, que fazem toda a diferença na hora de otimizar o seu processo de gerenciamento.
Hoje em dia, o cliente percorre um caminho, até estar pronto de fato para concretizar a compra: é o famoso funil de vendas. Ele consiste em atrair o público-alvo e ir filtrando leads (potenciais clientes), até que se tornem prospectos e, futuramente, compradores.
Desde o início da jornada do cliente, é importante fazer um follow-up, acompanhando-o até a próxima etapa. Analisar as taxas de conversão e até que ponto dessa jornada os clientes têm avançado é uma ótima medida para avaliar a necessidade de rever estratégias e mudar procedimentos.
3. Quais as ferramentas adequadas para analisar essas informações?
Ferramentas tecnológicas específicas podem ser usadas para mensurar esses resultados. Elas trabalham como grandes aliadas dos profissionais e apresentam margens de efetividade superiores aos processos manuais, por exemplo.
Softwares de gestão integrada e métricas que permitam mensurar dados são essenciais para manter uma boa gestão do processo de vendas.
Além disso, muitas concessionárias crescem em ritmo acelerado. Isso pode fazer com que os gestores se sintam perdidos, ao perceber que os velhos modelos manuais já não são mais tão eficazes. Mas não é necessário chegar a essa fase: você pode implantar essas ferramentas agora mesmo, independentemente do porte da sua empresa.
4. Quais os principais indicadores que devem ser observados?
A quantidade de negócios fechados e perdidos a partir dos leads, o faturamento, os produtos que têm maior destaque, a quantidade de clientes e o tempo médio estimado para fechar uma venda são apenas alguns exemplos de pontos importantes de análise.
Além disso, o desempenho da equipe, de modo geral, precisa ser levado em conta. Quando os resultados esperados não chegam, é importante identificar as causas e aplicar ações corretivas que permitam otimizá-los.
Como você pode ver, alavancar as vendas da sua concessionária depende do bom gerenciamento de alguns processos internos.
Se deseja começar a otimizá-las agora mesmo, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.