O mundo empresarial se fortalece com base em dados. Números sempre foram considerados mais confiáveis quando se trata de atuação com negócios, e isso não mudou. A diferença é que, agora, a tecnologia permite gerar muito mais inteligência de mercado, conceito que trata da reunião, avaliação e aplicação de diversas informações dentro do meio empresarial, passos fundamentais para o sucesso de qualquer companhia.
A utilização de um software de CRM (Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o consumidor), por exemplo, permite que centenas de dados sejam armazenados e analisados mais facilmente. Hoje, esta é uma ferramenta fundamental para o crescimento de qualquer companhia, mas é importante saber como utilizá-la. Caso contrário, só serão produzidos dados vazios.
Se você pretende implementar um CRM em seu negócio agora, veja aqui 4 formas pelas quais ele pode ajudara a gerar inteligência de mercado:
Relatórios de eventos passados
A primeira função desse software é atuar como um banco de dados prático e sempre organizado. Por meio dele, é possível gerar um relatório completo de algum cliente específico ou de algum dado ao longo do tempo, como o rendimento da empresa.
Todas essas informações já chegam legíveis e prontas para análise, o que acelera muito o trabalho e tomada de decisão dos gestores.
Previsão das tendências do mercado
Um dos objetivos de se gerar inteligência de mercado é facilitar a preparação para eventos futuros. Quanto mais informações relevantes forem reunidas, mais fácil será antecipar alguma mudança de tendência.
Caso seja prevista uma queda de consumo, a empresa pode se precaver reduzindo estoques ou liberando funcionários temporariamente. Isso reduzirá o prejuízo que seria gerado pela queda nas vendas. Se, pelo contrário, a previsão for de alta, a empresa pode se preparar contratando e estocando mais. Assim, consegue-se aproveitar todas as oportunidades de crescimento.
Identificação de problemas internos
A inteligência de mercado não é voltada apenas para a lucratividade e condições externas. Também envolve a qualidade dos processos internos, o que é muito relevante para a rentabilidade dos negócios.
O tempo que o fluxo de trabalho consome é adequado? Você está cobrando o preço certo pelo seu serviço? Há algum cliente que não valha a pena? Estes são problemas pontuais, que se aplicam a um único funcionário, ou são algo que acontece em toda compra?
Estas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas com os dados do CRM. Você provavelmente vai encontrar outras respostas, além de oportunidades de para melhorar seus processos, cortar custos e reduzir o tempo consumido.
Segmentação da sua base de clientes
Uma das consequências da implementação da inteligência de mercado em uma empresa é notar que há diferentes grupos dentro da sua base de clientes.
Alguns retornam com mais frequência e possuem ticket médio mais alto. Outros só entram em contato uma vez por mês e têm ticket médio um pouco menor, mas ainda são rentáveis. E há aqueles que quase não proporcionam lucro.
Entender esses diferentes grupos e trabalhar com suas particularidades pode ajudar a melhorar a taxa de sucesso dos seus negócios e o relacionamento com os clientes. Cada segmento deve possuir protocolos específicos que atendam às necessidades específicas da situação, garantindo maior lucro e satisfação ao mesmo tempo.
Agora que você já conhece maneiras de utilizar o seu CRM para gerar inteligência de mercado, é hora de analisar seus dados. Quer continuar acompanhando nossos artigos? Assine nossa newsletter e receba nossos melhores conteúdos em primeira mão!