Alta competitividade e semelhanças nos produtos e serviços ofertados. Ganhar espaço no mercado é difícil, mas, com estratégias voltadas ao público, é possível conquistar destaque. Nesse caso, o investimento em marketing de relacionamento é uma boa solução: ele contribui para que as interações com o cliente sejam positivas.
Com isso, as vendas são otimizadas e a imagem de marca, fortalecida. Para que o plano com foco no público tenha resultados positivos, o negócio precisa dedicar-se à fidelização do cliente, investindo na comunicação pós-venda, por exemplo.
Confira a seguir um passo a passo para que você aplique já o marketing de relacionamento em sua empresa e otimize toda a atividade corporativa.
Conheça o seu público
Conhecer o seu cliente é fundamental para pautar as maneiras e os espaços em a comunicação será aplicada. A constante atualização dos dados é uma forma de obter esse conhecimento. Ao concluir uma compra, é importante solicitar ao comprador informações como e-mail, idade, nome, telefone, dentre outras.
Após essa etapa, envie pesquisas de opinião regularmente com o objetivo de atualizar o banco de dados e manter ativo o relacionamento. Ao preencher as pesquisas, ofereça um desconto, participação em sorteio ou brinde. Dessa maneira, o cliente sente-se estimulado a completar as perguntas.
A tecnologia é uma importante aliada nesse processo. Ferramentas como o Dynamics CRM Online possibilitam organizar dados e obter informações atualizadas sobre o cliente. A gestão dos indicadores automatiza processos, facilitando a rotina de trabalho.
Digamos que uma empresa de porte médio que produz bolos caseiros, por exemplo, deseja manter atualizado o conhecimento sobre o seu público, uma vez que ele não se limita mais às pessoas que moram em um determinado bairro. Com a expansão de atendimento, automatizar o processo de gestão de informações sobre o cliente otimiza e aumenta a produtividade.
Invista em segmentação e personalização
Com um banco repleto de dados e sendo atualizado constantemente, é preciso achar uma utilidade para essas informações. Desenvolva segmentos do seu público e adote abordagens personalizadas para cada um.
A definição de critérios, como sexo, idade e endereço — considerando o exemplo da empresa de bolos que não atende mais apenas clientes do bairro —, ajuda a elaboração de campanhas voltadas às demandas de cada grupo. Dessa maneira, os processos comunicativos se tornam mais efetivos.
Enquanto o grupo de mulheres pode receber informações sobre uma promoção voltada para o dia da mulher, o de homens recebe uma campanha de dia dos pais, por exemplo.
A adoção de projetos de TI é uma estratégia que torna essa etapa de pós-venda mais eficiente, pois ajuda a segmentação por meio da combinação de diferentes critérios, o que faz com que a campanha seja mais satisfatótia.
Interaja com o cliente
A criação de perfis em redes sociais e a consequente atualização dessas páginas é uma estratégia fundamental de interação com o público. A criação de conteúdos que se relacionem aos interesses do cliente, do negócio e de seus produtos e serviços é essencial no marketing digital.
Entretanto, por ter o público como foco, contempla também o relacionamento. Publicar constantemente, responder dúvidas, fazer perguntas ou anúncios é uma maneira acertada de manter ativa a relação.
Criar plataformas voltadas à comunicação também é uma forma de interação, seja por meio do estabelecimento de uma linha telefônica para atendimento ao cliente, e-mail, chat etc.
Acompanhe os resultados
O estabelecimento de métricas que auxiliam o acompanhamento de número de vendas realizadas, taxa de retenção de clientes, retorno sobre investimento (ROI) e índice de recomendação do cliente em relação ao produto ou serviço são fundamentais.
Com elas, é possível acompanhar o sucesso de uma estratégia e definir pontos de reajuste. Além disso, elas são capazes de otimizar a rotina de trabalho, aumentar a rentabilidade de estratégias e também reduzir custos.
Por meio do investimento em ferramentas tecnológicas focadas no público, a sua empresa alcança as tão almejadas diferenciação de mercado e qualificação da relação com o cliente.
As informações e dicas sobre marketing de relacionamento lhe foram úteis? Compartilhe as suas dúvidas e experiências comentando no post!