O sucesso de uma empresa está diretamente ligado às decisões tomadas pelos gestores, e a automação industrial é uma grande parceira para otimizá-las. O uso de ERP na logística é um grande parceiro da gestão porque fornece dados precisos e atualizados para que os responsáveis pelas decisões dentro dos negócios tenham certeza do que estão fazendo.
Há, porém, outros tantos benefícios de utilizar os sistemas para lidar com esse aspecto do negócio, como um controle preciso da produção e mais visibilidade sobre o que acontece dentro da empresa, por exemplo.
No artigo de hoje, você vai conhecer melhor os sistemas ERP e entender como é possível aprimorar os resultados da sua empresa utilizando essas aplicações na área de logística. Vamos lá?
O que é um sistema ERP?
Também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial, um software ERP é uma ferramenta de trabalho que integra os processos e os dados de uma empresa. Em outras palavras, ele conecta toda a sua equipe ao seu processo produtivo e faz com que o fluxo de informações seja acessível, entendido por todos.
O ERP reúne as informações de todos os setores do seu empreendimento. Além disso, faz com que as atividades dos seus funcionários sejam automatizadas. Assim, você tem mais facilidade para encontrar gargalos operacionais e financeiros que atrapalham o desempenho da equipe.
Quais são os benefícios do ERP na logística?
Agora que você já entendeu o que é um ERP e como ele funciona, é hora de entender o impacto desse tipo de solução dentro do departamento de logística. Confira, nos tópicos a seguir, as principais vantagens de investir nessa ferramenta!
Aumento de produtividade
A produtividade é um fator fundamental para o sucesso de uma gestão, não é mesmo? Porém, ela só pode ser garantida — ou mesmo aumentada — quando há um planejamento empresarial adequado às suas necessidades. Nesse sentido, uma solução ERP unifica a sua gestão.
Assim, você consegue encontrar facilmente todas as informações de suas atividades e gasta menos tempo analisando relatórios, podendo tomar decisões mais eficientes em um menor espaço de tempo. Como consequência, a produtividade da empresa aumenta e os resultados positivos surgem naturalmente.
Redução de custos
Os custos da sua infraestrutura empresarial também são determinantes na rotina de trabalho. Quando eles extrapolam os limites estipulados no orçamento financeiro, há algum problema — e você precisará encontrá-lo e solucioná-lo o quanto antes.
Quanto a isso, o ERP garante ao diretor mais autonomia para visualizar os erros, já que permite um acesso direto ao histórico das ocorrências registradas.
Na hora de fazer o gerenciamento de estoque, por exemplo, é possível analisar as quantidades mínimas de cada mercadoria. Dessa forma, o atendimento de demanda nunca é prejudicado, seus clientes ficam mais satisfeitos e os riscos operacionais são reduzidos, bem como as despesas.
Melhora do controle de pedidos
Como dissemos, ERP e logística são dois conceitos que andam lado a lado — quando um é desfavorecido, o outro também terá um desempenho ruim. Ao utilizar um bom software ERP, você poderá monitorar, em tempo real, todas as solicitações dos seus clientes para criar estratégias, rotas e prazos de fretes adequados às suas necessidades.
Otimização do controle de estoque
Já mencionamos que o ERP pode ajudá-lo a controlar o estoque, mas a verdade é que faz mais que isso: ele otimiza a maneira como esse controle é feito.
Em empresas de logística, ele administra todos os recursos em um dashboard personalizado — o que permite ver compras, vendas, pedidos e entregas de uma única localização central. Isso é fundamental para a tomada de decisões, já que possibilita a antecipação dos pedidos dos clientes antes mesmo que eles sejam feitos.
Além disso, ainda é de grande ajuda na hora de melhorar a cadeia de distribuição. Esse tipo de software disponibiliza dados em tempo real para os negócios agilizarem as suas logísticas, o que aumenta a previsibilidade das entregas e oferece precisão na informação repassada ao cliente.
Isso sem contar que um sistema ERP on-line, gerido na nuvem, pode ser utilizado além dos desktops. Munida de um smartphone ou tablet, a equipe pode conferir e atualizar pedidos, averiguando se há a disponibilidade de um determinado produto no estoque, onde ele está localizado geograficamente e em quanto tempo é possível encaminhá-lo ao cliente — o que nos leva à próxima vantagem.
Melhoria na distribuição
Todos os negócios que precisam de uma logística forte têm que melhorar constantemente a sua cadeia de distribuição, a fim de otimizar o custo-benefício das entregas. O ERP ajuda a sua equipe a definir o caminho que um produto faz, da hora que é selecionado até a sua chegada ao consumidor final.
Coletando dados de múltiplas origens — como arquivos armazenados pelo negócio e informações de tráfego atualizadas —, o ERP é capaz de traçar rotas melhores. Isso poupa combustível, diminui o tempo das entregas e ainda ajuda a sua empresa a identificar, por exemplo, quais locais são os mais indicados para a instalação de novos centros de distribuição.
Todos esses benefícios, obviamente, servem para economizar dinheiro do seu empreendimento.
Melhor administração do pessoal
Devemos, ainda, citar que o ERP é uma ótima alternativa para ver como a sua equipe tem dado andamento às demandas. Quem opera frotas pode acompanhar as horas trabalhadas de cada colaborador, coletando informações sobre performances que serão muito relevantes na otimização da logística da empresa.
Grosso modo, os sistemas reúnem uma série de dados sobre o seu negócio e como a sua equipe se comporta. Folhas de pagamento, contratos e níveis de serviço podem ser monitorados de perto, para descobrir os gargalos que estão impedindo a sua empresa de entregar uma boa performance.
No caso dos ERPs na nuvem, há ainda um adicional de segurança: todos os dados são encriptados e armazenados com cuidado, para que você consiga protegê-los e acessá-los mesmo que haja uma pane nos seus sistemas locais, por exemplo.
Auxílio na tomada de decisões
É apenas com informações precisas que um gestor pode tomar decisões melhores, e apostar em um sistema ERP é uma maneira de garantir acesso a elas. Com informações atualizadas em tempo real, esses sistemas garantem que o gestor nunca oriente as próprias decisões baseado em dados desatualizados, o que aumenta a precisão de cada uma delas.
Maior controle sobre processos internos
Sistemas ERP fazem muito mais do que apenas auxiliar o seu departamento logístico. Como já mencionamos aqui, eles servem para unificar as informações de diferentes departamentos e processos do negócio. Por causa disso, facilitam o controle de processos internos, já que eles podem ser visualizados e acompanhados de um só lugar.
Simplifica a geração de relatórios
Um dos grandes desafios dentro dos negócios é gerar relatórios realmente precisos, com dados atualizados e relevantes para a tomada de decisões. Assim, as soluções ERP vão ajudá-lo a criar relatórios melhores, a partir de alguns cliques.
Encontrar as informações de que precisa para orientar uma decisão ou para fazer o acompanhamento de uma métrica fica fácil com esses sistemas, assim como todo o trabalho de gerar dados para o negócio.
Melhora o acesso à informação
O quão difícil é encontrar informações dentro da sua empresa? Quanto mais fragmentados são os departamentos e os sistemas utilizados por eles, mais complicado é encontrar a resposta para um problema. Isso pode gerar gastos além do esperado e atrasar bastante as entregas.
Com um sistema ERP, a centralização da informação garante o acesso a ela e faz com que seja muito mais simples para todos os interessados encontrarem o que buscam.
Atendimento otimizado com ERP na logística
Manter os clientes satisfeitos é essencial para fidelizá-los. Com um sistema ERP na logística, você consegue ter mais controle sobre os processos internos e pode repassar informações precisas e atualizadas para os seus consumidores durante os atendimentos, o que aumenta os índices de satisfação.
O relacionamento otimizado com o cliente, por sua vez, aumenta a lucratividade da empresa e gera mais negócios.
Qual é o impacto do ERP na logística?
A unificação de dados proporcionada por um sistema ERP é o que mais contribui para que as empresas tenham melhorias incríveis na gestão de logística quando passam a utilizá-lo. Centralizar os dados do negócio faz com que seja mais fácil para que o gestor de logística obtenha uma informação sem precisar entrar em contato com múltiplos profissionais ou interromper o trabalho deles.
Essa melhoria na comunicação faz com que tomar decisões sobre a entrega e distribuição de produtos leve bem menos tempo, e o seu time consiga colaborar mais.
A integração dos sistemas ERP com outros recursos utilizados dentro da empresa, como as ferramentas de controle de fretes e roteiros, também é responsável pelo impacto positivo na logística. Utilizar um único software para automatizar as principais tarefas realizadas nessa área do negócio, de acordo com um padrão preestabelecido, reduz as taxas de erros e torna o departamento mais eficiente.
Quem trabalha com logística lida com desafios diferenciados e precisa estar atento às tecnologias que podem ajudá-lo a superá-los. Como vimos aqui, os sistemas de gerenciamento como os ERPs podem ajudá-lo nessa tarefa.
Conectando informações e oferecendo uma forma clara de visualizá-las ao longo de toda a cadeia de distribuição, eles permitem à gestão acompanhar, mensurar e determinar quais são os caminhos para otimizar o negócio. São um excelente investimento e vão ajudar a sua empresa a obter resultados melhores.
Antes de tomar qualquer atitude, todavia, faça uma pesquisa de mercado para encontrar o melhor software ERP, que esteja preparado para solucionar os seus problemas e que faça um gerenciamento inteligente do banco de dados. Assim, você garante que o sistema integrará as diversas áreas da logística, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Quer começar agora mesmo a implementação de ERP na logística em sua empresa? Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra como!