O objetivo do Business Intelligence dentro dos negócios é ajudar gestores a tomarem decisões mais coerentes e conduzirem as empresas em que trabalham ao sucesso. O BI é utilizado dentro de várias áreas de uma organização, servindo para determinar em que partes dela é possível cortar custos, que processos são ineficientes e onde estão as oportunidades para gerar mais renda e conquistar novos clientes.
Quando falamos em Business Intelligence nos referimos tanto aos recursos quanto às tecnologias e aplicações que são empregadas para coletar, integrar, analisar e apresentar os dados de um empreendimento de modo que eles possam ser facilmente compreendidos. Por isso, uma maneira simples de entendê-lo é pensando no BI como uma forma de transformar dados em informação acionável.
No artigo de hoje você entenderá a importância do Business Intelligence, como ele é usado dentro das organizações e quais seus benefícios. Vamos lá?
Por que Business Intelligence importa?
Produtos e serviços já foram a parte mais importante das operações de um negócio. Afinal, sempre foram eles que apontaram o quanto marcas são bem-sucedidas e quais de suas decisões foram mais acertadas. Mas colher e interpretar os dados referentes a eles era, até pouco tempo atrás, um processo complicado e oneroso.
As coisas mudaram bastante com os avanços da computação e a popularização da Internet. O primeiro nos permitiu organizar e processar dados como nunca fizemos antes, enquanto a segunda serviu para produzir mais deles, nos oferecendo uma perspectiva sobre os clientes que nunca sequer imaginamos ser acessível.
Sistemas de suporte de decisão fazem parte dos processos das principais organizações do mundo há algumas décadas, mas foi nos dez últimos anos que vimos eles se tornarem rotineiros mesmo em empreendimentos de menor porte.
Dados deixaram de ser simples indicadores de performance e passaram a ocupar o espaço de ativos. Bens que compõem o patrimônio da empresa e geram renda.
Hoje, a tomada de decisões orientada por dados é a ferramenta mais importante que os gestores contam para entender e alavancar as empresas que administram. E o Business Intelligence é o recurso que permite que isso aconteça.
Como e quando o BI é utilizado?
Dentro das corporações, o BI gera valor participando de atividades essenciais para que as ações empresariais tragam os resultados desejados. Ele pode ser aplicado nos mais diversos processos de negócios, como na análise do público-alvo, no acompanhamento dos resultados financeiros e na definição dos produtos que serão lançados no futuro.
As soluções de Business Intelligence são boas para isso porque fazem do data discovery uma tarefa de segundos.
Se no passado era preciso navegar por planilhas, criar visualizações individuais para cada dado e compará-los manualmente, agora conseguimos centralizar todas essas informações em um painel de BI, usando gráficos e relatórios automatizados para informar quem mais precisa delas.
Analisando tendências e acompanhando os avanços de um negócio ao longo de um período, soluções de Business Intelligence apontam o caminho para o futuro e permitem que todas as ações sejam acompanhadas em tempo real.
Observar detalhes sobre as operações e ver como eles impactam toda a cadeia de produção, distribuição, o departamento de vendas e o trabalho da equipe de marketing com o uso de timelines e recursos de storytelling traz clareza para o negócio e aumenta as chances de sucesso em cada decisão.
Quais os benefícios dessa tecnologia?
Todos os processos de uma empresa podem ser otimizados para que custem menos, entreguem resultados melhores e sejam mais rápidos. Falar em melhoria neles sem agir para que elas aconteçam, porém, é muito difícil quando não conseguimos apontar o que precisa mudar e como essa mudança deve ser realizada.
O Business Intelligence vai ajudar a sua organização nessas tarefas, mas também trará para a mesa benefícios como:
Decisões mais coerentes
Executivos têm um desafio tremendo nas organizações: o de escolher qual é a melhor decisão em cada situação.
O Business Intelligence oferece inteligência para que essas decisões sejam embasadas por fatos e não por achismos. Em vez de escolher o que parece melhor, o gestor pode determinar o que é realmente interessante para a empresa em que trabalha e isso é fundamental para obter o ROI máximo em cada iniciativa.
Aumento das vendas
Uma tecnologia que ajuda a vender mais sempre é bem-vinda e esse também é um dos papéis do BI.
Não são só as informações sobre o histórico da empresa que serão visíveis. Dados sobre o cliente, como ele se comporta, o que espera ver nas prateleiras e orientações sobre que tipos de mensagens podem persuadi-lo na aquisição passarão a fazer parte do processo de tomada de decisão no departamento de marketing e de inovação.
Todos eles impactarão a produção de novas soluções e a maneira de divulgá-las. Além disso, serão fundamentais para a construção de um relacionamento de longo prazo com o consumidor e criação de uma experiência de consumo otimizada.
Produtividade e eficiência
Como já mencionamos, tomar decisões é um processo demorado e oneroso. Quando analisadas manualmente, informações podem ser compreendidas de maneira equivocada e qualquer erro, por menor que seja, tende a se transformar em um problema para o negócio.
Com Business Intelligence é mais rápido analisar dados, entender o que eles significam, como impactam o negócio e o que precisa ser feito agora e no futuro para contornar situações menos que ideais.
Com isso, os colaboradores ganham praticidade e otimizam suas performances. A redução da incidência de erros, por sua vez, é o bastante para aumentar a eficiência deles e permitir que se concentrem em tarefas com maior valor agregado no tempo em que estariam se dedicando a analisar planilhas e gerar relatórios.
Nos últimos anos, muitas tendências despontaram no campo do BI. A integração entre dados e conteúdo, o uso do recurso para otimização das operações no negócio e a combinação dele com ferramentas conversacionais para que o entendimento dos dados aconteça de maneira ainda mais ágil, são apenas algumas delas.
É preciso ficar atento, pois, como acontece em outras áreas ligadas à tecnologia, o Business Intelligence está em constante evolução e os benefícios que ele traz para as empresas também.
Há muitos motivos para apostar em Business Intelligence para tomada de decisão e essa solução tem potencial para alavancar os resultados de qualquer empreendimento. Assine nossa newsletter agora mesmo e comece a receber conteúdos relevantes sobre essa e outras novidades em TI!