Business Intelligence e Big Data são termos da moda no mundo corporativo, muitas vezes considerados a mesma coisa. Ambos os conceitos se referem ao uso de dados para tomar decisões melhores, mas, apesar das semelhanças, remetem a processos bastante distintos. Que tal aprender a diferença?
Neste artigo, você vai entender melhor os significados de Big Data e Big Data Analytics. Em seguida, aprenderá o que é Business Intelligence e como ele pode contribuir com o desenvolvimento de melhores estratégias para o negócio.
Em seguida, explicaremos como é possível unir os dois conceitos na criação de soluções inteligentes e personalizadas, tornando a empresa mais competitiva. Boa leitura!
O que é Big Data?
O termo Big Data, de forma geral, se refere à prática de gerar, capturar e processar grandes quantidades de dados de forma contínua. Apesar do seu uso frequente nas páginas das revistas de tecnologia, os conteúdos do Big Data não são exclusivos do mundo digital.
A maioria dos CMOs e CIOs inclui informações sobre compras, registros financeiros e canais tradicionais (call center, ponto de venda, SAC etc.) também entre as fontes de Big Data, embora seu volume seja bem menor do que das plataformas eletrônicas.
Por falar em volume, trata-se de um dos três “Vs” que caracterizam o Big Data — ao lado de velocidade e variedade:
- volume: o Big Data é formado por uma grande quantidade de arquivos e tem um tamanho cada vez maior. Os dados são gerados por clientes, funcionários e fornecedores, a partir de diversos programas e aplicativos;
- velocidade: os dados não ficam em um grande arquivo ou depósito fechado no Big Data. Eles são constantemente atualizados e estão sempre em expansão. A consulta àquilo armazenado ocorre em tempo real;
- variedade: texto, foto, áudio, vídeo, dados de GPS, palavras-chave, informações de perfil e muito mais compõem o Big Data. Novos formatos de dados continuam surgindo, de modo que a produção não pode ser estruturada a priori (como em uma planilha tradicional).
Alguns autores acrescentam dois “Vs”: Valor e Veracidade. O primeiro é referente à utilidade dos dados para o negócio, pois nem toda informação serve para alguma coisa. Já a Veracidade corresponde à qualidade ou confiabilidade dos conteúdos. Nem tudo o que está publicado na internet é verdade ou está livre de erros de português, por exemplo.
Independentemente da quantidade de “Vs”, todo negócio precisa entender plenamente o Big Data — o que é, o que pode fazer e o que significa para a empresa. É aí que entra o Analytics.
Em que consiste o Big Data Analytics?
Big Data Analytics é o processo de examinar conjuntos grandes e variados de dados em constante transformação (ou seja: Big Data) para descobrir informações. Padrões escondidos, correlações desconhecidas, tendências de mercado e preferências dos consumidores estão incluídos.
Um negócio que precisa de decisões ágeis para se manter competitivo usa o Big Data Analytics. A seguir, veja alguns exemplos.
Viagem, hospitalidade e saúde
Hotéis, resorts e companhias aéreas precisam medir a satisfação dos consumidores constantemente se não quiserem perder clientes para a concorrência. O Big Data Analytics permite identificar problemas e agir antes que eles gerem muitas reclamações.
Já na área de saúde, ao analisar grandes quantidades de informações em prontuários e planos contratados, além de outros dados, as operadoras de saúde conseguem oferecer diagnósticos e tratamentos mais precisos.
Varejo
O atendimento aos clientes melhorou muito nos últimos anos, ao menos nas redes de varejo que souberam analisar os dados. Empresas como Pão de Açúcar pretendem cortar custos em publicidade quando deslocam seus esforços para um aplicativo que oferece promoções de acordo com o comportamento de cada consumidor.
Também ficou mais fácil prever tendências e recomendar novas marcas.
Governo
Agências e departamentos estão usando o Big Data para conseguir resultados mais eficientes. A ferramenta ajuda a reduzir engarrafamentos, combater o crime, identificar sonegadores de impostos, melhorar as notas escolares e muito mais.
Do que se trata o Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) — ou inteligência de negócios — se refere a programas ou sistemas que importam fluxos de dados de qualquer tamanho e os utilizam para gerar displays que indicam decisões específicas.
Dito de outra forma, as ferramentas de BI normalmente traduzem dados em gráficos e “digerem” informações, tornando-as mais fáceis de serem compreendidas. O BI não requer necessariamente grandes volumes de dados ou uma coleta em tempo real.
Seria possível produzir BI com os dados financeiros e de compras de uma empresa de médio porte ao longo de um ano, por exemplo, para orientar decisões para o período seguinte. Até um escritório de contabilidade poderia ajudar uma companhia com BI, enviando relatórios fiscais que indicariam a necessidade de mudança de regime tributário.
Como é possível unir Business Intelligence e Big Data?
O Business Intelligence é voltado ao uso de conhecimentos já à disposição da empresa, para acompanhar e entender o que está acontecendo. Relatórios, sumários, dashboards, gráficos, planilhas e mapas ilustram o estado do negócio, o que ajuda o administrador a obter insights úteis.
O Big Data já está bem mais focado em explorar informações ainda desconhecidas, muitas vezes enquanto elas ainda são produzidas. Uma vez que a exploração do Big Data refina as perguntas que o gestor quer fazer, processos de BI podem ser usados para a exploração e os relatórios adicionais.
Assim, Business Intelligence e Big Data se unem quando o segundo captura e filtra grandes volumes de dados novos, ao passo que o primeiro traduz (de forma gráfica) o que os dados significam.
Quais são as vantagens de unir Business Intelligence e Big Data?
Quando uma empresa começa a usar o Big Data, os gestores logo aprendem que aproveitar grandes volumes de dados requer um novo conjunto de ferramentas e expertise. Até esses instrumentos serem desenvolvidos, o recurso se assemelha a folhas de chá ou borrão de café: sabemos que podem prever o futuro, mas apenas para quem tem o treinamento adequado.
Ao unir Business Intelligence e Big Data, as organizações desenvolvem suas habilidades de “ler” o mercado, antecipar tendências e se engajar com os consumidores. Elas podem tirar proveito de volumes maiores e mais relevantes de dados (devido ao Big Data) porque conseguem visualizá-los facilmente (por causa do BI).
Business Intelligence e Big Data, como vimos, são conceitos que podem ser aproveitados por empresas de qualquer segmento que queiram entender melhor seus mercados, os consumidores e sua própria administração. Embora não sejam inseparáveis, oferecem grandes vantagens competitivas aos negócios que sabem empunhar um em cada mão.
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