Empresa que controla as marcas Outback e Abbraccio adotou a ferramenta de gestão empresarial da Microsoft antes da pandemia. A solução garantiu a estabilidade e a robustez necessárias ao volume das operações do grupo durante o isolamento social.
A Bloomin’ Brands é uma empresa americana de casual dining com mais de 1.400 restaurantes ao redor do mundo. A companhia, que atua no Brasil com 116 unidades das marcas Outback e Abbraccio, ganhou agilidade com a sofisticação da sua experiência digital, por meio de soluções Microsoft, e a estrutura propiciou a manutenção da operação durante a pandemia.
Em 2018, a empresa identificou a necessidade de adotar uma nova ferramenta de gestão empresarial. O sistema utilizado anteriormente, desde 2009, no modelo on-premises, não tinha a estabilidade exigida pelo volume das operações do grupo.
Após pesquisar as ferramentas disponíveis no mercado, a Bloomin’ Brands optou por implementar o Dynamics 365, com apoio da Nexer Brasil, empresa parceira da Microsoft. “Tínhamos como premissa fazer esse processo sem customizações ou com o mínimo possível”, afirma Jaqueline Almeida, diretora de Controladoria da empresa. “O time da Microsoft nos ajudou a validar as melhores práticas, sempre com o objetivo de manter o sistema preservado, para que ele seja o nosso ERP definitivo. Esse foi o mote da implementação”, completa.
Outra demanda da companhia era integrar o Dynamics 365 às ferramentas em uso nas pontas, como operadores logísticos e de recebimento por cartões de crédito, por exemplo. “Nesse sentido, o Azure Logic Apps entrou como um facilitador, sendo uma peça fundamental no processo”, comenta Marcos Faustino, gerente de aplicações da Bloomin’ Brands Brasil. O sistema ainda foi integrado a outras soluções da plataforma da Microsoft, como o Power BI, que promoveu um aprimoramento na performance no processamento de dados, com um Sistema Web sempre atualizado que pode ser atualizado sem interrupções.
Por ser uma solução na Nuvem, o Dynamics 365 garantiu não apenas a estabilidade procurada pela Bloomin’ Brands como também o acesso remoto aos sócios alocados em cada um dos restaurantes. “As lojas também usam a ferramenta para ações como contagem de inventário e acompanhamento de demonstrativos de resultados”, conta Jaqueline.
A Ordem de Compra, aprovada pelo ERP, facilitou o acesso e deu estrutura para lidar com o isolamento social, além de outros benefícios. Antes da implementação, a aprovação de notas e faturas eram manuais e com assinatura no documento físico, atualmente pode ser efetivada pelo celular. “A aprovação manual de notas e faturas seria impossível no trabalho remoto. A implementação também eleva o nível de governança da companhia”, explica.
Em termos de impacto nas Operações, Jaqueline também revela ganho. “Quanto mais transparente for a operação de backoffice, melhor. Conseguimos gerir o dia a dia das lojas sem interrupções ou problemas sistêmicos em nossas lojas”, completa.
A interface da solução tem agradado aos profissionais da empresa. “Ela é muito amigável ao usuário”, comenta a diretora de Controladoria. “Eu estou muito satisfeita. Era uma meta da companhia trocar o RP por uma solução em Nuvem e agora percebemos que estamos à frente e continuamos ditando tendências no setor”, conclui.
O time da Microsoft nos ajudou a validar as melhores práticas, sempre com o objetivo de manter o sistema preservado, para que ele seja o nosso ERP definitivo. Esse foi o mote da implementação.
Eu estou muito satisfeita. Era uma meta da companhia trocar o RP por uma solução em Nuvem e agora percebemos que estamos à frente e continuamos ditando tendências no setor.