Desde 1984, a Biomedical promove a disseminação de tecnologias avançadas para o setor de saúde no Brasil. Atuando com importação de equipamentos de ponta e capacitação de profissionais para sua utilização, a empresa participou de importantes transformações na medicina brasileira, por exemplo, com a introdução de técnicas de cirurgia semi-invasivas no país na década de 1990.
Em 2018, a companhia passou a atuar também com a produção de materiais médicos e hospitalares, a partir da aquisição da fábrica MSB, sediada em Lauro de Freitas, na Bahia. A indústria é responsável pela fabricação de produtos de alto padrão nas áreas de Endourologia e Endovascular.
Após a aquisição, o CEO da Biomedical, Luiz Felipe Machado, identificou a necessidade de implementar um novo software de gestão empresarial, que permitisse um rígido controle da produção. O processo utilizado até então dependia de relatórios em papel e muitos controles manuais, o que comprometia a agilidade e dificultava a rastreabilidade de cada etapa produtiva.
“Nosso setor é muito regulado. Qualquer ferramenta utilizada precisa ser descrita na ordem de produção e tem que ter um plano de manutenção e calibragem muito claro”, descreve o CEO. “É um processo complexo, que deve ser muito bem rastreado. Qualquer problema que houver em um lote precisa ter sua causa identificada de maneira rápida e precisa.”