A confiança nos benefícios do Big Data tem feito com que os investidores de diversos setores comecem a adotar essa nova forma de tecnologia nos seus negócios. E não poderia ser diferente no ramo da hotelaria!
Mas, afinal, qual é a relação entre Big Data e hotelaria? Em primeiro lugar, a possibilidade de gerenciar um grande volume de dados e transformá-los em informações por meio de análises permite que o gestor tome decisões mais precisas e estratégicas.
Além de destacar o negócio hoteleiro perante o mercado, ele proporciona as condições necessárias para que a empresa ganhe vantagem competitiva — e isso tem atraído cada vez mais o interesse dos empreendedores.
Pensando nisso, neste artigo você vai entender como o investimento em Big Data pode acelerar a produtividade na indústria de hotelaria. Acompanhe a leitura!
O que é o Big Data?
Big Data é a expressão em inglês que traduzida significa “grandes dados”. Dessa forma, Big Data é o termo que consiste no armazenamento de um grande volume de dados — não estruturados e estruturados —, que fazem parte das operações diárias de uma corporação, como: dados cadastrais de clientes, comportamento do público-alvo, fluxo de caixa, quantidade de mercadorias vendidas ou que ainda permanecem no estoque, valor do ticket médio etc.
Os dados não estruturados são aqueles que permanecem soltos e não foram analisados. Já os estruturados foram gerenciados e estão organizados em bancos de dados e relatórios, por exemplo.
Dessa forma, podemos fazer um comparativo do Big Data com as informações presentes na internet. Diariamente são criados milhões de dados pelos internautas e empresas, por meio de fotos, vídeos, e-mails, transações financeiras, publicações, chats, entre outros.
Qual é a utilidade dessa ferramenta?
Do mesmo modo, esse termo também engloba a análise de um grande volume de dados que, quando extraídos e gerenciados, dão origem a informações valiosas para as empresas.
A expressão é considerada um conceito e não uma tecnologia propriamente dita. Tanto é assim que as decisões tomadas fazem parte de uma abordagem para a governança empresarial que tem como foco valorizar aquelas que podem ser justificadas e verificadas a partir desse grande número de dados.
Assim, a confiança no poder do Big Data só vem aumentando. Os especialistas e gestores empresariais apostam que esse fenômeno tem tudo para revolucionar a maneira como as operações nos negócios são feitas.
Como o Big Data funciona?
Existe um mecanismo que trabalha com esse grande volume de dados e tem a capacidade de processar o conteúdo de forma qualitativa e quantitativa, gerando informações valiosas: estamos falando do Big Data Analytics!
Esse sistema recolhe, une e compara para extrair dados úteis e estratégicos, que poderão ser usados para a tomada de decisões importantes dos gestores.
Quais são os benefícios da relação do Big Data e hotelaria?
Vamos apresentar a seguir as principais vantagens da adoção do Big Data na indústria de hotelaria e os benefícios que essa tendência inovadora proporciona para o setor. Confira!
Possibilita conhecer melhor e fidelizar os clientes
Um dos grandes objetivos de uma empresa de hotelaria é gerar a prospecção de novos clientes. Contudo, a maioria delas não dá a devida importância para a necessidade de retenção e fidelização dos hóspedes atuais. Sem sombra de dúvidas, o processo de conquista de um público novo demanda muito mais recursos financeiros e estratégias, se fomos comparar simplesmente com a fidelização dos clientes.
Nesse sentido, o Big Data permite conhecer melhor o perfil do cliente, as suas preferências, necessidades e dores, bem como as razões que levaram ele a escolher os seus serviços, e não do concorrente, por exemplo. Isso pode ser feito com a análise de sugestões, reclamações e outros indicadores gerenciais.
De posse dessas informações, a equipe da empresa consegue conhecer melhor o seu público e pode se antecipar, direcionando as suas estratégias personalizadas no sentido de encantar e impressionar o hóspede, como nos serviços de transfer, variadas formas de pagamento das diárias, horário do café da manhã estendido, tipo de cômodo preferido, serviços de quarto desejados, atrações próximas ao hotel etc.
Contribui para a identificação de falhas nos processos
O processo de Big Data, ao reunir dados e colher informações, permite identificar a possível existência de falhas de maneira ágil. Dessa forma, a empresa consegue se precaver com mais antecedência e pode agir de maneira estratégica para consertar os problemas, buscando soluções eficientes e inovadoras para resolver a questão.
Permite reduzir os custos e gerenciar os lucros
Por meio dos resultados obtidos com o gerenciamento de dados (Big Data), o setor hoteleiro tem adotado medidas de gerenciamento financeiro com o objetivo de melhorar o fluxo de clientes e a quantidade de operações do hotel. Ou seja: é a tecnologia sendo utilizada para expandir a receita.
Desse modo, os hotéis podem direcionar seus investimentos levando em consideração a inclinação do mercado, oferecendo os produtos e serviços adequados ao perfil e necessidade do hóspede, o que ajuda a reduzir os custos.
Podemos mencionar como exemplo, o monitoramento de dados do público, que pode levar informações sobre o seu comportamento, gostos pessoais e o histórico de compras. A partir daí, a empresa dispõe de munição para criar campanhas personalizadas direcionadas especificamente para cada perfil. Isso traz maior retorno financeiro para a própria rede de hotelaria.
Melhora a tomada de decisões
O Big Data disponibiliza um relatório completo, contendo informações confiáveis e importantes que conseguem identificar as preferências dos hóspedes e as novas tendências do mercado.
Com isso, são criados insights que ajudam a identificar oportunidades e momentos mais convenientes de atuação de uma ação estratégica. Por meio dessas informações precisas, torna-se possível estimar o impacto que uma determinada decisão pode causar na lucratividade do hotel e se ela será bem aceita pelos clientes.
Desse modo, o Big Data extrai informações estratégicas e isso permite a tomada de decisões ágeis e assertivas em uma empresa hoteleira, fazendo com que as questões sejam resolvidas de maneira eficiente e prática.
Como você pode perceber, a relação entre Big Data e hotelaria é bem estreita. As empresas estão descobrindo aos poucos as vantagens que essa nova solução tecnológica pode trazer para os seus rendimentos e imagem. O investimento nesse tipo de processamento de dados e direcionamento estratégico das informações obtidas têm ajudado o ramo de hospedagem sob inúmeros aspectos. E isso é só o começo!
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância das inovações tecnológicas!