A rotina de um profissional do Direito costuma ser muito atribulada, pois envolve: atendimento de clientes, acompanhamento de prazos e publicações, elaboração de peças processuais, comparecimento a audiências etc. Nesse cenário, administrar o grande número de informações e tarefas se torna algo complexo.
Sendo assim, nada melhor do que contar com os avanços da tecnologia e implementar uma ferramenta automatizada. Que tal conhecer os benefícios do CRM para advogados? Trata-se de uma solução que vem ganhando cada vez mais destaque entre os escritórios de advocacia, pois permite realizar a gestão interna estratégica de relacionamentos, reduzir erros, aumentar os lucros e otimizar os processos dos clientes.
Quer saber como aumentar a satisfação dos clientes, padronizar o atendimento e aprimorar as atividades da rotina jurídica? Neste artigo, vamos abordar quais são os benefícios que uma plataforma de CRM proporciona para os advogados e como funciona a ferramenta. Continue a leitura!
O que é um CRM para advogados?
CRM é sigla para Customer Relationship Management. Trata-se de uma plataforma voltada a escritórios de advocacia cujo principal objetivo é efetivar a gestão de relacionamento com os clientes. O sistema faz parte das estratégias de marketing jurídico e tem um fim específico, como:
- analisar as interações entre advogados e clientes;
- fazer a gestão das relações;
- atrair, fidelizar e efetuar a prospecção de novos clientes etc.
Todas essas ações devem ter como foco agregar valor para os consumidores. De forma geral, estamos falando de uma excelente solução para melhorar o relacionamento com os clientes, fidelizá-los e prospectar novos contratos. Para tanto, são utilizadas estratégias e práticas voltadas aos destinatários dos serviços jurídicos.
Funcionamento do sistema
Como você pode perceber, o CRM é um software que funciona como um conjunto de mecanismos e métodos estratégicos voltados para a satisfação do cliente. Assim, é possível gerenciar e analisar as interações do escritório com os clientes.
Mas a plataforma não serve somente para sistematizar e organizar informações sobre contatos, clientes e processos. O CRM não se resume a um software, pois envolve um processo completo e integral que tem como foco satisfazer os interesses e as necessidades das partes envolvidas.
Esse sistema personaliza o atendimento e permite gerenciar a carteira de clientes, mantendo-os satisfeitos e atualizados sobre os processos em andamento, por exemplo. A ferramenta automatizada é aplicada em escritórios de advocacia como forma de otimizar as técnicas de relacionamento, além de fidelizar os clientes que são pessoas físicas ou jurídicas.
Quais são os benefícios do CRM para advogados?
Quando implementada em um escritório de advocacia, a plataforma de CRM para advogados traz diversos benefícios — tanto aos profissionais daquele estabelecimento quanto a seus clientes. Confira, a seguir, as principais vantagens proporcionadas por esse tipo de solução tecnológica.
1. Melhoria do relacionamento com os clientes
O CRM ajuda a satisfazer o cliente. Isso significa que, ao utilizar tal tipo de estratégia automatizada, as ações envolvendo atendimento, manutenção e comercialização de produtos ou serviços se tornam mais claras, organizadas e sistemáticas, de modo a potencializar os resultados estratégicos do escritório e contribuir com a fidelização dos clientes.
Também é possível compreender com mais clareza os problemas e as necessidades dos clientes, uma vez que há o envio e o recebimento de feedbacks contínuos. Trata-se de uma forma de obter mais informações e, assim, conseguir definir melhor os planos de ação.
2. Aumento da satisfação e fidelização dos clientes
O CRM proporciona a padronização de tratamento dos clientes. Na prática, isso significa um suporte mais eficiente e de qualidade, incluindo:
- retornos rápidos;
- antecipações de contatos;
- agendamento automático de reuniões importantes;
- acompanhamentos de prazos etc.
Todas essas medidas favorecem a satisfação e promovem a fidelização dos clientes.
3. Acesso mobile
A plataforma CRM pode ser instalada e acessada de qualquer tipo de dispositivo móvel e em qualquer lugar. Para tanto, basta uma boa conexão com a internet e o devido acesso ao programa.
Essa característica traz mais agilidade e eficiência à gestão dos processos, uma vez que o advogado não precisa acessá-los somente dentro do escritório. Pelo contrário: ele pode gerenciar o relacionamento com o cliente durante o deslocamento para o fórum e até mesmo em sua própria casa.
4. Maior produtividade
O CRM traz um ganho de tempo e reduz a quantidade de tarefas, ou seja, aumenta a produtividade. Isso significa que ele tem a capacidade de gerenciar o trabalho operacional e administrar cada interação de forma mais eficiente. Assim, sobra mais tempo para o profissional focar em atividades importantes, como criar novas soluções para fidelizar os clientes.
5. Crescimento do ticket médio
O CRM coleta dados importantes sobre os clientes, o escritório e os processos judiciais, além de fornecer informações sobre o ticket médio (ou seja: a média de gastos efetuada pelo cliente).
Trata-se de uma estratégia para analisar quais são os serviços e ramos do Direito que têm maior demanda e despertam mais interesse entre o público. Com isso, podem ser adotadas medidas para aperfeiçoar os setores com maior procura e também otimizar as demais áreas.
6.Comunicação direcionada
O CRM é uma solução que ajuda a construir uma comunicação mais acessível e transparente dentro do escritório ou departamento jurídico, entre os profissionais da advocacia e até mesmo com outras equipes que fazem parte da empresa — como o setor de Marketing, Vendas e Informática, por exemplo.
Nesse sentido, a consulta de informações internas é feita de forma mais eficiente e rápida, sendo que todos os setores podem trabalhar juntos, de maneira integrada e coordenada. A tecnologia surgiu para facilitar a rotina dos profissionais do Direito, pois aprimora o vínculo e o relacionamento entre os especialistas jurídicos e seus clientes.
Nesse sentido, conhecer melhor os benefícios do CRM para advogados é uma excelente estratégia para aumentar o desempenho dos profissionais, direcionar de maneira adequada a rotina de um escritório de advocacia e aumentar a competitividade.
Quer saber mais sobre como funciona um CRM para advogados? O ideal é contar com a ajuda de profissionais do ramo tecnológico nesse procedimento. Que tal conhecer a Inove? Visite nosso site e conheça as soluções que disponibilizamos para você!