A plataforma de nuvem do Azure consiste em mais de 200 produtos e serviços de nuvem projetados para ajudar as empresas a dar vida às novas soluções para resolver os desafios atuais e futuros, mas quais são realmente os benefícios de migrar a infraestrutura local para o Azure?

Para iniciar essa conversa é importante entender quais são os desafios das empresas que buscam pela solução Azure. Rafael Amaral, cloud Solution da inove, exemplificou esse processo citando uma Start up que procurou a INOVE porque sua estrutura já estava defasada. Com o método tradicional, essa startup apresentava problemas com falhas na internet e energia elétrica, seus desafios aumentaram com o cenário de pandemia, onde seus colaboradores passaram para o modelo de home-office e a estrutura era local e mal gerida.  Essa empresa estava sobretudo exposta a ataques cibernéticos, pois não havia uma proteção efetiva. 

 

Qual a arquitetura sugerida para esse cliente?

O primeiro passo foi assegurar a proteção da empresa, fechando todos os possíveis pontos de ataque, implantando o Security Center. 

 Basicamente, a estrutura desse cliente era de três servidores físicos. Os usuários conectavam tudo em rede interna e os que estavam externos conectavam no Firewall disponível, nesse modelo, qualquer problema com a internet impossibilitava o trabalho das pessoas que estavam fora.   

Como era a estrutura antes do Azure:

;

 

  A inove propôs uma forma bem simples, migrar tudo para a nuvem do Azure em apenas duas máquinas virtuais. A startup possuía muitos arquivos, o que dificultava subirem para a nuvem com acesso direto, por esse motivo foi criada o file server e um Active Directory de autenticação conectado com o Azure Active Directory, no qual pela internet os usuários chegam via VPN nesses arquivos e temas que estão concentrados no File Server. 

  Observe como ficou a infraestrutura: 

 A Startup já utilizava alguns serviços da Azure, como o Web Apps, então a inove conseguiu integrar tudo na mesma nuvem, utilizando segurança com a VPN e também o acesso condicional do Azure com uma licença de Active Directory premium para poder definir:

Quem estivesse no modelo home office só poderia acessar se tiver no Brasil, além de só conseguir acessar se estiver com os IP ‘s liberados, mesmo tentando conectar via VPN. 

Os dispositivos utilizados pela empresa só funcionam  por conta desse acesso condicional, se estiverem conectados ao mecanismo de segurança da empresa. 

 

Por que foi importante para a empresa escolher o Microsoft Azure como nuvem para a empresa?

 Atualmente a palavra de ordem geral é “segurança”, e essa é uma garantia que a Microsoft pode garantir aos seus clientes. A Microsoft investe mais de 1 bilhão por ano em segurança, a empresa tem a nuvem com maior número de datacenters espalhados pelo mundo oferecendo uma eficiência de 99,9% na maioria dos seus produtos. 

 Um diferencial são os insights que sua empresa receberá para aumentar a segurança, é apontado onde estão os riscos e o que fazer para resolvê- los. A Microsoft é a única nuvem que oferece esse tipo de serviço, em uma camada extremamente barata.  Na Microsoft tudo é integrado, geralmente os usuários do Azure também utilizam o Dynamics 365. Esses são uns dos motivos para investir e confiar nos produtos Microsoft. 

  A inove, como parceira da Microsoft, oferece todo o suporte já incluso sem nenhum custo adicional para o cliente. Sendo assim, funcionários capacitados da inove auxiliam em toda a migração e montam toda a arquitetura de que sua empresa precisa fazer para subir para a nuvem. O suporte oferecido é pré e pós implantação, qualquer problema que aparecer será resolvido sem custo adicional. Outra vantagem é a nacionalização da nota fiscal, apesar da cobrança ser feita e em dólares, a inove faz a conversão para o cliente que pagará em boleto bancário direto com a empresa. 

 

Quais os benefícios da migração de infraestrutura local para o Azure  

Em primeiro lugar, o principal benefício está na diferença de Capex e Opex. Capex seria quando a sua empresa mantém seu gasto com a sua estrutura (ar condicionado, eletricidade, colaboradores especializados que resolvam problemas de forma imediata).  Em segundo lugar, está a escalabilidade, a qualquer momento dentro do Azure você pode trocar por uma máquina com maior capacidade. Além disso, o Azure BacK up oferece várias formas de você salvar os seus documentos, máquinas virtuais inteiras, sistemas operacionais. Você consegue recuperar arquivos perdidos, pois o back-up é de até dois anos. 

Com o Azure, toda a movimentação local pode ser monitorada em tempo real, você consegue montar painéis e monitorar o que acontece na sua infraestrutura sem a utilização de ferramentas terceiras. 

 

Quer saber mais sobre a migração da infraestrutura local para o Azure?

Fale com um dos especialistas da inove !

About the author
Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar essas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

limpar formulárioenviar