Automação de field service: está aí uma das principais práticas para quem deseja não apenas agilizar, mas também otimizar as atividades relacionadas às suas equipes de campo.
Ela tem extrema relevância para todo e qualquer tipo de negócio cujos objetivos são alavancar as vendas e aumentar a produtividade. É importante compreender, no entanto, que estar atento às tendências e aplicar as novas tecnologias é o diferencial para permanecer um passo à frente da concorrência.
Nesse sentido, a automação de field service é fundamental, pois por meio de sua aplicação é possível entregar aos cientes um serviço de maior qualidade. Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar os seus pontos centrais. Continue a leitura!
Como funciona?
De forma clara e objetiva, a automação de field service tem o seu funcionamento baseado na operacionalização e no controle dos processos de campo por meio da tecnologia. Nesse caso, softwares e aplicativos são desenvolvidos especificamente para racionalizar as tarefas recorrentes e dar mais rapidez aos trabalhos.
Em outras palavras, automatizar os serviços de campo significa padronizar os seus procedimentos de modo a torná-los mais ágeis, modernos e eficientes, cada vez menos dependentes da ação humana. As soluções disponíveis podem ajudar de diversas maneiras, como:
- na força de vendas;
- nas ordens de serviço;
- no acompanhamento da logística (entrega e coleta);
- no trademarketing.
Quais são os benefícios da automação de field service?
A automação de field service pode trazer uma série de diferentes vantagens. O ganho de mobilidade para a rotina dos colaboradores serve como exemplo. No entanto, sob a visão organizacional, os principais benefícios envolvidos incluem os aumentos da margem de lucro, da produtividade e da satisfação dos clientes.
Aumento dos lucros
A razão da redução de custos consiste no fato de que, ao utilizar um software adequado, você terá acesso em tempo real ao andamento dos gastos. Isso facilita a gestão das finanças, auxilia na efetividade do negócio e, claro, aumenta a margem de lucro.
Aumento da produtividade
Automatização de tarefas é sinônimo de aumento da produtividade. Nesse contexto do field service, o que fortalece essa afirmação é mais uma vez a tecnologia, que permite identificar as demandas com maior rapidez e melhor designar as equipes para a realização dos trabalhos.
Sem a necessidade de realizar ações repetitivas que podem ser automatizadas, sobra mais tempo para realizar outras tarefas que realmente necessitam de uma atenção especial.
Satisfação dos clientes
Com a entrega de um serviço mais rápido e eficiente, além da melhora na qualidade, a satisfação dos clientes é uma consequência natural. Simples assim.
Quais são as tendências do setor?
Antes de finalizarmos, vamos às tendências do setor. Os destaques vão para a Internet das Coisas e o Big Data.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é a tecnologia que possibilita a obtenção de métricas precisas acerca de um determinado dispositivo. Na automação de field service, essa possibilidade pode ser aproveitada para incorporar detalhes de geoposicionamento. Essa tenologia, por sua vez, ajuda a configurar de modo mais adequado alguns serviços, como o visita física aos clientes.
Big Data
O Big Data corresponde a imensa quantidade de dados que os dispositivos e as equipes de campo podem gerar. Esse “mar” de informações ajudará a detectar influências, otimizar as rotinas, reforçar as rotas de trabalho e até mesmo a desenvolver novos serviços.
Para concluir, é preciso ter em mente que a automação de field service (quando realizada da forma correta) é benéfica para ambas as partes, ou seja, empresa e cliente. Nos dias de hoje, o excesso de processos manuais e a não utilização de tecnologias modernas dificilmente farão o negócio se destacar no mercado.
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