Hoje em dia, existem diversas áreas internas com as quais as empresas devem saber lidar para garantir o bom andamento dos trabalhos, o fluxo de vendas e o fechamento efetivo de oportunidades de negócio.
E, entre todos os setores, um dos que mais exigem esforços é, sem dúvidas, a área comercial — responsável por cuidar de negociações e ajustes necessários para a efetivação de vendas e geração de insights. Para otimizar procedimentos nesse campo — assim como em outras partes da companhia — e, também, alcançar maior eficiência, a tecnologia pode fazer uma grande diferença!
Pensando nisso, neste post, apresentamos os processos de automação comercial e de automação da força de vendas como forma de poupar recursos, alavancar resultados, conseguir maior agilidade e retorno para a empresa. Confira!
Do que se trata o processo de automação comercial?
Esse conceito parte do pressuposto de implementar tecnologia específica — ou seja, um software de automação comercial na empresa — que seja capaz de tornar mais funcional e sem a necessidade de intervenção humana nos processos padrões de vendas.
Ficou interessado? Então, a seguir, conheça as principais vantagens da automação comercial em sua empresa!
Agendamento de follow up
Este é um dos grandes benefícios de adquirir um software capaz de automatizar os processos mais básicos da operação comercial. Além de ajudar na coleta de dados de um time de vendas — e mostrar, a partir disso, como a equipe pode usar essas informações para se aproximar dos clientes, apresentando a eles os produtos que realmente atendam as suas expectativas —, um programa especializado ajuda no follow up.
Desse modo, ele permite estruturar um processo de vendas, uma espécie de cronograma das etapas para uma venda acontecer — de modo que o vendedor não se perca e saiba como agir mais estrategicamente em cada uma delas, evitando falhas e desencontro de informações. Afinal, é possível acompanhar todo o registro e histórico de determinado processo comercial por meio do uso de um CRM.
Definição de etapas obrigatórias
A venda é um processo que engloba uma série de ações que, ao fim, tem o objetivo de converter os leads em clientes e gerar mais receitas para a empresa. Essas etapas vão desde a abordagem do cliente até o pós-venda — que não deve ficar esquecido, para que você possa garantir satisfação total e, inclusive, fomentar novas vendas ou indicações.
Com um software de automação, os gestores e a equipe de vendas conseguem acompanhar, com muito mais facilidade e simplicidade, em qual etapa da negociação um cliente está — de modo que este receba a devida atenção em todas as fases, sem sentir que é abandonado em nenhuma delas. Isso, afinal, poderia acarretar em prejuízo para a empresa — um cliente que não tem suas dúvidas esclarecidas a tempo, por exemplo, pode desistir da compra; da mesma forma, um cliente que sente que não recebeu um produto de acordo com suas expectativas pode devolvê-lo, e assim por diante.
Geração de propostas
Uma das fases da negociação comercial é a elaboração de propostas e apresentação aos clientes. Com um software de automação, a empresa consegue ser mais certeira — pois essas propostas passam a ser preparadas com mais facilidade, baseadas em itens indicados em listas de produtos ou são geradas automaticamente pela própria ferramenta de CRM.
E então, você já conhecia a possibilidade de automação comercial para aumentar a força de vendas e o processo comercial da sua empresa? Gostou das nossas dicas? Então, inscreva-se para participar de um Webinar onde apresentamos como acelerar suas vendas com o uso de um CRM!