Você sabe o que é o Power BI e de que maneiras ele pode contribuir para o sucesso do negócio? Diretamente associado à revolução do Big Data e à transformação digital, a questão a salientar, nesse caso, é a sua relação principal, que já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.
Para irmos direto ao ponto, estamos nos referindo a um dos assuntos mais comentados no ambiente corporativo: o Business Intelligence (BI). Seu conceito é baseado em um processo que disponibiliza aos gestores/diretores um conjunto de informações estruturado que visa ajudá-los a tomar melhores decisões.
Sob uma visão geral, esse é o motivo pelo qual o Power BI foi lançado no mercado. De qualquer modo, neste artigo nós vamos apresentar tudo o que você precisa saber para entendê-lo.
Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!
O que é o Power BI?
Ferramenta de Business Intelligence que foi desenvolvida com o objetivo de fornecer visualizações gráficas e informativas acerca a respeito das realidades do negócio, basicamente, é disso que se trata o Power BI.
O software foi criado em 2015. E sabe por quem? Por ninguém mais ninguém menos do que a Microsoft. Em termos de sistemas e soluções empresariais, essa organização está na mais alta posição que se pode chegar, pois é indiscutivelmente um dos maiores players da tecnologia mundial.
A qualidade dos seus produtos é inegável, uma particularidade que por lógica, também está presente no Power BI. De forma interativa, o software proporciona recursos de “self-service”.
Nesse sentido, isso significa que os utilizadores poderão criar os seus próprios dashboards e relatórios, não havendo a necessidade, por exemplo, de ter que depender de uma equipe especializada em banco de dados ou tecnologias da informação.
O Power BI conta com uma versão local (desktop) e outra na condição de serviço (nuvem). Ambas oportunizam a unificação das informações da sua empresa, permitindo integrá-las à uma série de diferentes soluções, incluindo:
- Google Analytics;
- Adobe Analytics;
- GitHub;
- Excel;
- Facebook;
- MailChimp;
- Sales Force;
- Zendesk;
- Microsoft Dynamics;
- Microsoft Azure.
Quais são as suas aplicações e recursos?
Na sequência, vamos às aplicações e recursos do Power BI. Para melhor entendê-los, mostramos como ele pode ajudar nos setores de marketing, vendas, financeiro, operações e atendimento ao cliente.
Marketing
Na maioria das vezes, as análises referentes às campanhas de marketing da empresa são tarefas trabalhosas e um tanto quanto demoradas. Com a utilização do Power BI, no entanto, elas serão além de simplificadas, aprimoradas.
Isso acontece porque o software auxilia os profissionais do setor no monitoramento:
- das atividades por serviços, produtos e segmentos do mercado;
- das tendências de consumo;
- dos recursos que estão disponíveis para a manutenção dos trabalhos e o desenvolvimento das campanhas;
- do “sentimento” dos consumidores em relação à marca;
- da eficácia das ações tomadas.
Essas informações estarão todas disponíveis em apenas um único lugar, o dashboard. Assim, você conseguirá analisá-las e cruzá-las de modo a melhor compreender os canais de publicidade, os custos e o retorno sobre os investimentos.
Vendas
Devido à possibilidade de integração com o Microsoft Dynamics e o Sales Force (CRMs), o Power BI viabiliza o acompanhamento das métricas de desempenho que se referem aos processos de venda.
Nesse contexto, entre as suas aplicações está o monitoramento do perfil dos clientes de cada região, em tempo real: esse fator é de extrema relevância para que se consiga identificar novas oportunidades de negócio.
Financeiro
No setor financeiro, o Power BI faz com que os dados de sumário e dos níveis de conta sejam apresentados em uma só visualização. Para os colaboradores do setor, isso é uma enorme vantagem.
Os relatórios podem ser estabelecidos conforme as diferentes fontes, trazendo agilidade à geração dos conhecimento e promovendo, assim sendo, tomadas de decisões mais corretas.
Operações
Quanto às operações, a solução favorece a identificação das possibilidades de aperfeiçoamento. Dos processos produtivos à distribuição, todos eles poderão ser aprimorados com a adoção do Power BI.
Atendimento ao cliente
As atribuições ligadas com o atendimento ao cliente também têm a ganhar. O aspecto de destaque, aqui, é que a ferramenta é capaz de vincular a performance dos produtos e/ou serviços com a maneira que eles são adquiridos e usados.
Essa capacidade constata a qualidade do que vem sendo oferecido e de que formas isso pode influenciar a lealdade dos clientes para com a marca. Em um nível mais operacional, o Power BI consegue captar:
- as ocorrências fechadas;
- a interação com os consumidores;
- as notas de atendimento;
- o desempenho dos canais de atendimento;
- os tempos de espera;
- as estatísticas relacionadas à resolução dos problemas, individuais (por cada atendente) ou em grupo.
Em suma, o emprego do Power BI na sua empresa pode ser aproveitado para dizer se ela está sendo útil ou não aos seus clientes.
Quais são os seus benefícios?
Uma vez que você já sabe o que é o Power BI, quais são as suas aplicações e recursos, assimilar os seus benefícios não é nada difícil. Mesmo assim, mostraremos os principais.
Facilidade na análise das informações
Por providenciar a criação de relatórios de Business Intelligence por meio de modelos gráficos, intuitivos e simples de entender, analisar as informações de negócio se torna uma tarefa fácil e rápida.
Acesso de qualquer lugar
Quando utilizado com um serviço (nuvem), o Power BI pode ser acessado de qualquer lugar. Computadores (desktops e notebooks) e dispositivos móveis como tablets e smartphones, enfim, se a internet estiver disponível, você poderá acessá-lo a hora que quiser, independentemente de onde esteja.
Unificação dos dados por meio da conexão de várias fontes
Outra vantagem que merece ser destacada é o fato de que ao utilizar o Power BI, você poderá unificar todos os dados da organização em um só local, com a possibilidade de personalização total do painel de controle.
Por fim, é preciso ter mente que a plataforma agrega valor para os negócios em um cenário em que a tendência de uso dos sistemas de análise de dados é cada vez maior. O motivo? O diferencial competitivo que eles proporcionam. Simples assim.
Se quiser saber mais e deseja conhecer aprofundar os seus conhecimentos sobre o Power BI, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo e tirar todas as suas dúvidas!