Utilizar um algoritmo pode facilitar o dia a dia dos profissionais médicos. Um algoritmo é um conjunto de regras que um computador utiliza para solucionar problemas. Nos últimos anos, graças aos avanços da computação, esses problemas podem ser tão complexos quanto o diagnóstico médico.
Algoritmos são usados para monitorar os registros eletrônicos de pacientes em tempo real e podem ser utilizados para ganhar previsibilidade. Com o Big Data, é possível acompanhar resultados e determinar, por exemplo, exatamente que tipo de deterioração pode ser esperada nas condições atuais e o que fazer para impedi-la.
Alguns softwares, como o Watson, a inteligência artificial avançada da IBM, também vêm sendo utilizados com propósitos de diagnóstico, avaliando centenas de variáveis em um curto espaço de tempo. Assim, são capazes de determinar exatamente o que aflige alguém que acaba de chegar à emergência com um problema complexo.
Por isso, hoje, vamos mostrar alguns dos principais algoritmos disponíveis no mercado e como eles estão ajudando médicos ao redor do mundo.
Quais são os principais algoritmos no mercado?
Algoritmos são inovações recentes, mas que já estão provocando um grande impacto na área da saúde. Confira como alguns deles funcionam na prática:
Naive Bayes Classifier
Um problema comum nos grandes hospitais é lidar com homônimos, pessoas de nome idêntico, mas com problemas bem diferentes. O Naive Bayes Classifier é um algoritmo de probabilidade, que procura os dados certos para que você gaste menos tempo em cada atendimento.
Basic Local Alignment Search Tool (BLAST)
Mutações genéticas são complicadas de se analisar, mas podem fazer uma grande diferença nos diagnósticos e nos tratamentos. O BLAST, um algoritmo de busca, compara os dados de testes genéticos a gigantescas bases de dados de conhecimento científico, como jornais especializados.
Árvores de decisões
Árvores de decisões são recursos utilizados em algumas disciplinas, como a aviação, para determinar rotas mais adequadas para os percursos. Baseados neles, algoritmos específicos são criados para consultórios e combinam informações (A, B e C) para estabelecer se o tratamento X terá sucesso.
Que benefícios um algoritmo pode trazer para o diagnóstico?
Eficiência para o consultório
Consultórios que apostam em algoritmos são mais eficientes porque conseguem produzir resultados para os pacientes em menos tempo. Com a ajuda desses “assistentes digitais”, um médico consegue analisar todos os cenários possíveis e apontar qual explica melhor uma situação.
Tudo isso com rapidez e alta confiabilidade.
Redução de erros em diagnóstico
Algoritmos reduzem as chances de um doutor errar em seu diagnóstico. Como eles consideram, inclusive, variações que podem passar despercebidas para o mais treinado dos profissionais e nunca se cansam, não cometem erros. Isso garante o melhor tratamento em todos os cenários.
Melhora no atendimento ao paciente
Um bom atendimento é fundamental para construir um relacionamento duradouro com os pacientes. Graças aos algoritmos, as consultas se tornam mais curtas e menos dispendiosas, o que agiliza o atendimento e o tratamento e aumenta os índices de satisfação.
Otimização da segurança
A digitalização dos dados de um consultório, fundamental para que algoritmos funcionem, aumenta a segurança dos pacientes. Quando feita com a ajuda de um parceiro competente, encripta todos os dados com que os profissionais de saúde lidam diariamente e evita vazamentos e até a perda de informações.
Como adquirir um algoritmo para meu consultório?
Os algoritmos podem ser customizados para os consultórios de acordo com suas demandas, ou adquiridos out-of-the-box. Algoritmos “fora da caixa” funcionam de acordo com as regras programadas por seus fabricantes e são desenvolvidos com propósitos específicos.
Consulte um especialista em TI. Ele será a melhor pessoa indicada para recomendar o(s) algoritmo(s) certo(s) para acelerar o seu trabalho.
Para aumentar a eficiência do consultório, atender melhor aos pacientes e reduzir os índices de erro no diagnóstico, algoritmos são grandes parceiros. Considere a adoção de um para qualificar os serviços oferecidos em sua clínica.
Que tal ver um algoritmo fazer tudo isso pela sua empresa? Converse agora mesmo com um consultor da Inove e descubra como!