A TPC é uma das principais referências em operação logística no Brasil, eleita o Melhor Operador Logístico do país em 2019 em pesquisa promovida pela ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), oferecendo serviços para fullcommerce, armazenagem, transporte e distribuição de mercadorias em 24 estados do país. Para realizar cerca de três milhões de entregas por ano, a empresa conta com mais de 4.700 colaboradores e 850 mil metros quadrados de armazenamento.
O negócio da TPC depende de um processo complexo de vendas corporativas, com ciclos que duram em média oito meses e envolvem diversas áreas dos clientes. Em 2018, a empresa realizou uma grande restruturação de suas áreas de Vendas e Marketing, para otimizar a gestão desses processos e permitir a visibilidade das diversas operações de maneira simples e eficiente.
Uma das principais necessidades da companhia àquela altura era a implementação de uma ferramenta de CRM robusta, que desse sustentação às novas estratégias desenvolvidas pelo grupo. Após uma análise detalhada das principais soluções no mercado, a TPC optou por realizar a implementação do Dynamics 365, com os módulos Marketing e Sales.
“Nós somos parceiros da Microsoft há muito tempo, e toda a nossa retaguarda já está estruturada com base na plataforma Office 365”, conta Silas Faria, gerente de Inovação da empresa. “Além disso, a Microsoft e a Inove [empresa parceira] apresentaram um projeto de implementação muito consistente. Isso foi importante e decisivo”, conclui. A adoção foi feita em menos de dois meses.
O novo sistema permite aos profissionais da TPC uma visão integral dos estágios em que os diferentes clientes se encontram no funil de vendas, o que garante uma negociação mais assertiva e um melhor serviço após a venda. A consequência foi um aumento considerável na taxa de conversão da empresa: foram 16 novos projetos de alta complexidade em 2019, em comparação com dois no ano anterior. “Processo bom, tecnologia e gente boa: essa foi a combinação que nos levou a esse resultado”, afirma o diretor corporativo comercial e de marketing, Eduardo Leonel.