O conceito de que a produção em alto volume e a baixa diferenciação geram receita para as empresas está se tornando obsoleto. Os avanços tecnológicos, somados à popularização das mídias digitais, criaram um perfil de consumidor que procura a customização dos produtos.
O consumidor moderno sabe que tem o poder de escolha, julgando sempre a marca que comprará e também as características do produto em questão. Basta acessar a internet em seu smartphone e um mundo de possibilidades surge diante de seus olhos.
Por isso, oferecer um bom preço já não é mais suficiente. O futuro está na customização de produtos e serviços. No artigo de hoje você entenderá como a tecnologia tem um papel importante nesse processo. Continue lendo para conferir.
A tecnologia e a customização de produtos
A maioria das empresas ainda utiliza a estratégia de produção massiva e sequencial do mesmo produto com o intuito de comercializá-lo em grande volume. Tal conceito foi estabelecido por Henry Ford há cerca de um século, por meio de suas linhas de montagem.
Entretanto, o mundo mudou, e o mercado também. O consumidor atual já não quer mais entrar em uma loja e simplesmente comprar uma geladeira branca com duas portas e 4 prateleiras, por exemplo.
Ele quer escolher não somente a cor, como também as configurações internas, dentre outras características. Em outras palavras, ele quer ter o poder de personalizar o produto que está comprando de acordo com suas preferências.
Isso é o que chamamos de customização de produtos e serviços. E a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo que está se transformando em tendência.
Qual é o papel da tecnologia na customização de produtos?
Você já ouviu falar sobre Indústria 4.0? O termo se originou na Alemanha em 2013 e desde então vem se difundindo pelo mundo todo.
Trata-se de um projeto do governo alemão em parceria com empresas e universidades que visa trazer inovações às indústrias e ao setor de produção em geral.
Resumindo, o conceito estabelece que integrar tecnologias de automação avançadas em indústrias pode criar inúmeras melhorias ao setor, como o aumento da produtividade, a redução de riscos e falhas na produção, segurança aos trabalhadores e padronização dos processos.
Esse é exatamente o papel da tecnologia na customização de produtos e serviços. A ideia que tem se transformado em tendência é que o usuário entre no site de uma marca, escolha não apenas o produto que quer comprar, mas também defina características específicas de acordo com suas necessidades.
Seu pedido será recebido e processado no sistema que enviará as informações ao setor de produção que já está pré-configurado, automatizado e preparado para montar o produto de acordo com as customizações solicitadas pelo cliente.
Quais as vantagens da customização de produtos para as empresas?
O fato de dar ao usuário o poder de customizar os produtos e serviços que ele consome cria uma vantagem competitiva para empresa, colocando-a muitos passos à frente de seus concorrentes no mercado.
A fábrica pode produzir milhares de produtos diferentes em grande escala. Em outras palavras, não é necessário produzir 500 geladeiras brancas com duas portas e 4 prateleiras, mas sim 1000 geladeiras com diferentes configurações, por exemplo.
A customização de produtos também evita os desperdícios habituais da produção em massa, já que a empresa produz apenas o que a demanda exige. O resultado é uma grande economia de receita para o negócio, além de acelerar a produtividade no setor de fabricação e montagem por conta da automação e padronização dos processos.
Muitas empresas ainda estão “engatinhando” quando se fala sobre tecnologia no setor de produção. Mas a tendência é que essa realidade tome conta do mercado nos próximos anos.
Vale ressaltar que a customização de produtos e serviços já chegou ao Brasil e está trazendo inúmeros benefícios ao setor industrial. Se você pretende manter sua empresa competitiva, é importante começar a considerar a integração da tecnologia na área de produção.
Gostou do nosso artigo sobre customização de produtos? Então siga nossa página no Facebook para acompanhar todos os nossos posts.