Contexto
A Rocha e Barcellos Advogados não utiliza o termo “escritório”, mas sim, define-se como uma empresa de advocacia. Há 35 anos em atividade, ela conta hoje com 80 pessoas em suas filiais de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar do crescimento, sua essência nunca foi perdida: todos que trabalham lá ainda têm a firme determinação em resolver o problema do cliente sem usar palavras difíceis ou termos de “juridiquês” que são pouco compreendidos por quem não é da área.
Atendendo a empresas multinacionais e nacionais de grande porte, a Rocha e Barcellos lida diariamente com documentos sigilosos e precisa trafega-los com toda segurança. Para garantir o bom trabalho, ela contava com uma poderosa estrutura de servidores on premises, onde rodava o Exchange e as ferramentas do Office. “Cada servidor nosso custava um carro”, comenta o Sócio e Diretor de Tecnologia da Rocha e Barcellos Advogados, Maurício Reis. “Era um investimento que nunca abrimos mão de fazer. Tinha uma boa disponibilidade, mas a um custo muito alto, mais uma equipe local para fazer a gestão desses servidores”.
Azure: segurança na nuvem
“A Rocha e Barcellos nos procurou há um tempo para que pudéssemos ser trust advisor para eles numa jornada de transição para a nuvem”, conta o Sócio e Diretor de Serviços Profissionais da Inove, Fábio Sá. “Eles tinham a ideia de diminuir a infraestrutura local para que pudessem replicá-la em nuvem, com a mesma segurança que acreditavam ter antes”. A empresa parceira da Microsoft migrou a infraestrutura completamente para o Azure, que atende a todos os protocolos de segurança de informação exigidos pelo mercado. A solução atendeu às necessidades da Rocha e Barcellos, como conta Maurício: “para que conseguíssemos manter uma estrutura de criptografia e segurança de dados aqui no escritório, o investimento teria que ser muito maior nos próximos anos do que o que fizemos ao migrar para a nuvem”.
Ao adotar o Office 365 em sua plenitude, a Rocha e Barcellos passou a usar também o OneDrive e o Sharepoint para trafegar documentos diversos entre colaboradores e clientes com a segurança oferecida pelo Azure. Maurício ressalta a importância desse tráfego seguro de informações lembrando dos resultados de uma pesquisa que leu recentemente: “existem grupos de hackers que lucram bastante obtendo informações privilegiadas de empresas. Eles descobrem quais são os escritórios parceiros dessas empresas e tentam invadir seus servidores porque todos os documentos fatalmente estariam lá também. Vários clientes passaram a exigir dos seus advogados que tivessem os dados protegidos com criptografia em repouso e em trânsito. Nós conseguimos essa garantia junto à Microsoft, e isso nos dá muita credibilidade junto aos nossos clientes.”
Dados e comunicação inteligentes com o Office 365
O Office 365 não apenas mudou a forma de armazenar e compartilhar arquivos com o OneDrive e o Sharepoint, mas dinamizou diversas outras áreas da empresa de advocacia: além de utilizar o Yammer para realizar toda a comunicação interna de forma eficiente, a Rocha e Barcellos conta com o Power BI para transformar seus dados em informações valiosas para seus clientes na forma de relatórios dinâmicos que mostram os resultados de seus departamentos jurídicos. “O departamento jurídico dentro das empresas, em uma interpretação mais antiga, é visto como centro de custo”, conta Maurício. “Com o Power BI, aliado ao nosso banco de dados, mostramos o quanto se evita de custos com uma gestão jurídica bem-feita. O Power BI é uma ferramenta indispensável para nos ajudar nessa tarefa”.
Outra ferramenta do Office 365 que mudou o comportamento da Rocha e Barcellos é o Skype for Business. Após um treinamento sobre a solução de comunicação, ministrada pela Inove, a equipe aprendeu rapidamente a tirar o melhor proveito dela realizando conferências, compartilhando telas, disponibilizando documentos e mais. “A Rocha e Barcellos é uma empresa que atende clientes multinacionais”, lembra Fábio. “O Skype for Business trouxe para eles a oportunidade de fazer conferências como se estivessem em reuniões em uma sala, trazendo qualidade de voz, de comunicação… Tudo aquilo que a ferramenta pode fazer para que você tenha um alcance global em qualquer reunião”.
Para Maurício, a migração de suas atividades para a nuvem com a adoção do Office 365 e do Azure faz com que sua equipe não perca tempo se preocupando com assuntos que não são de sua expertise. “Deixar de investir em servidores de grande porte permite que não dediquemos tempo de nosso time para atividades estranhas à advocacia. Conseguimos ser muito mais produtivos naquilo que fazemos bem, deixando que especialistas cuidem daquilo que eles entendem muito melhor que nós”.