A Vórtx é uma distribuidora de valores mobiliários que atua no mercado de capitais como agente fiduciário de operações de dívidas estruturadas e fundos de investimentos. Em quatro anos de atividade, a startup consolidou-se como referência no mercado, crescendo cerca de 100% anualmente. Atualmente, administra 78 fundos, que contam com mais de R$ 8 bilhões.
O rápido crescimento trouxe a necessidade de um sistema robusto para controle das operações da empresa, que suportasse as exigências de órgãos regulatórios como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários. “Nós tentamos implantar quatro ferramentas de ERP diferentes, sem sucesso”, afirma a contadora Débora Borges.
A ausência de uma ferramenta de gestão gerava incerteza sobre informações fundamentais, como faturamento da empresa, além de falta de confiança nos dados. “Nosso dia a dia era bem conturbado. Era difícil ter algum relatório assertivo, pois era muito fácil alterar os números”, diz a analista financeira Karina Marques.
Foi então que a CFO Raquel Varela estabeleceu a agressiva meta de implantar um sistema que cobrisse as necessidades da empresa em apenas três meses. A equipe da Inove, parceira da Microsoft, aceitou o desafio e iniciou a implementação do Dynamics 365 seguindo a metodologia Agile. “O usuário, já na primeira etapa do processo, experimenta a ferramenta. No modelo tradicional, isso sempre acontecia nas últimas fases”, explica o CEO da Inove, César Palmieri. “O Dynamics 365, por ser uma ferramenta na nuvem muito flexível, nos permitiu implementar em tempo recorde” completa. “Nós sabíamos qual atividade estava com quem, se estava em atraso ou não, e isso era acompanhado por toda a equipe.”