Um dos desafios de uma empresa é saber a forma correta para realizar as
cobranças dos seus clientes, Por isso, se deseja saber como fazer esse
procedimento, confira 5 dicas para cobrar os clientes da sua empresa.
1. Conheça o perfil do seu cliente
Conhecer perfil do seu cliente é um procedimento indispensável. Por isso, antes de
efetuar a cobrança, o ideal é verificar se o banco já não fez o protesto dos títulos,
algo comum para pessoa jurídicas.
Já quando o cliente é pessoa física, o ideal é verificar seu perfil com a ajuda de
programas como um CRM, do tipo Sistema para Concessionárias ou outro, conforme o seu segmento de atuação, que tenha o perfil completo dele, facilitando na
abordagem. Dessa forma, é essencial que a empresa invista em sistemas que
possam oferecer essas informações de forma atualizada.
2. Utilize um Software de Cobrança
O mercado de tecnologia inovou e oferece soluções que podem resolver e realizar
diversas tarefas do dia a dia de uma empresa, alguns desses programas são os de
cobrança, como o Software de Cobrança Eletrônica Ágil.
Essa solução permite automatizar as cobranças, evitando erros que podem
prejudicar os clientes de quitarem suas dívidas com a empresa.
3. Facilite o pagamento
Facilitar o pagamento da dívida pode incentivar seu cliente a quitar a dívida com sua
empresa. Por isso, é uma opção que deve ser pensada, e, consequentemente,
oferecer formas atraentes para que o cliente consiga pagar.
4. Envie uma notificação por escrito
O envio da notificação por escrito é outro procedimento importante na hora de
cobrar um cliente, pois, além da notificação, é uma forma de comprovar essa ação.
Lembre-se de utilizar uma linguagem cordial e assertiva.
5. Use uma comunicação amigável
Além de todas as dicas citadas, como o uso do Software para Agronegócio ou de cobrança, uma dica que não é menos importante é o uso de uma comunicação amigável.
Dessa forma, o cliente devedor não se sente constrangido e fica mais favorável a
pagar a dívida. E isso também evita diversos problemas que podem ser causados
pela cobrança de forma inapropriada.
Gostou de conhecer as 5 dicas para cobrar um cliente de forma educada? Então
aproveite e confira as soluções da Inove para sua empresa!