Toda empresa conta com uma equipe de TI que é responsável pelo suporte e manutenção do sistema back office e dos servidores para que operem em perfeito estado. A atuação desses profissionais é essencial, uma vez que o funcionamento pleno dos processos internos é um dos fatores mais importantes em um negócio.
Nesse contexto, as empresas devem priorizar o investimento em profissionais capacitados que sejam responsáveis pela operacionalização do back office e pela organização do seu sistema de uma forma geral.
Neste artigo, você entenderá o conceito de back office e qual é a importância desse sistema para as empresas. Confira!
O que é o sistema back office?
Back office traduzido literalmente para o português ganharia o significado de “escritório de trás”, ou uma espécie de repartição interna. Nesse sentido, a expressão consiste em um sistema complexo envolvendo várias operações realizadas no âmbito intrínseco de uma empresa, que não abrange um contato com os usuários; ao menos não diretamente.
Desse modo, o back office se refere ao conjunto de funções e atividades em uma empresa que acontecem sem que o cliente tenha conhecimento e nenhum tipo de contato direto. Por outro lado, o setor responsável por lidar com o público e manter uma relação direta e dinâmica com o cliente é chamado de front office, que traduzido significa escritório da frente.
Podemos exemplificar como atividades back office em uma empresa: o setor de tecnologia, financeiro, de logística, marketing etc. Todas essas áreas, apesar de não serem vistas pelos usuários, são responsáveis por oferecer suporte nos bastidores para que a empresa continue dando sequência às suas atividades e operações.
Qual é a importância para empresas de tecnologia?
A competitividade cada vez mais acirrada das empresas dentro do mercado tem exigido que os empresários e os gestores invistam em um modelo tecnológico eficiente, ágil e inovador. É aí que entra a importância de cuidar do sistema de back office como uma maneira inteligente de se destacar diante dos concorrentes.
Desse modo, a adoção de softwares de gestão se tornou uma alternativa para cortar custos e tornar as operações mais eficazes, em detrimento de tarefas manuais. Assim, tudo pode ser feito por máquinas, o que dispensa o trabalho dos funcionários, aumentando a produtividade, pois eles terão mais tempo disponível para se dedicarem a outras atividades com maior força estratégica.
Nesse sentido, o sistema back office oferece funções de suporte. Confira as vantagens que um sistema de back office oferece no gerenciamento de um negócio:
- permite a criação e gerenciamento de agendas interativas e de maneira intuitiva;
- rastreia e processa as informações em tempo real;
- garante a continuidade de operações;
- melhora a organização de todo os procedimentos;
- diminui as chances de ocorrência de falhas e problemas internos.
Quais são os benefícios?
Esse sistema, quando administrado com habilidade e de maneira inteligente, pode causar impactos positivos em uma empresa de tecnologia. Confira as vantagens!
Integração com sistemas implantados
A integração permite que um sistema se conecte com os demais processos que pertencem aos outros setores de uma empresa em um único ambiente: o back office. Esse local é essencial para que todos os funcionários de uma organização possam se comunicar sobre o andamento das operações, como a equipe de RH, TI, marketing, atendimento ao cliente etc.
Desse modo, essa interligação entre eles melhora a eficiência e a produtividade do trabalho. Além disso, o back office permite a vinculação não apenas com os sistemas internos implementados na empresa, mas também com os mecanismos pertencentes aos parceiros e fornecedores nos negócios.
Com isso, o sistema de vendas de uma empresa varejista tem a capacidade de se integrar ao sistema de compras e transacionais de seus fornecedores. Assim, é possível ter controle da entrada e saída de mercadorias do estoque. Caso a demanda de produtos esteja muito alta e próxima a se esgotar, o sistema aponta essa situação e envia uma informação para o abastecedor encomendando novos produtos, a fim de proceder a entrega de mais insumos.
Nesse cenário inovador, as empresas buscam fornecedores e parceiros que também adotem sistemas back office capazes de se comunicar internamente e globalmente com o intuito de aperfeiçoar as suas operações.
Métricas eficazes de análise
O back office permite conhecer os processos que estão operando de maneira correta, bem como tem a capacidade de detectar as operações com um desempenho médio ou abaixo do esperado e precisam ser corrigidos.
Toda essa eficiência se torna possível pela possibilidade de obtenção de métricas e à realização de estudo de dados. Isso proporciona a emissão de relatórios que possibilitam às equipes e gestores um exame mais detalhado sobre o desempenho dos sistemas e os setores que precisam ser analisados com mais atenção.
Disponibilização de dados em tempo real
Os sistemas de back office operam com dados praticamente em tempo real. Essa facilidade garante que as informações sobre as operações das empresas, compras e vendas, estoques etc., fornecedores, clientes e funcionários sejam rastreadas, coletadas e examinadas durante o tempo todo.
Dessa forma, se acontecer uma situação de emergência, o back office receberá essa notificação e, assim, a empresa poderá tomar as providências cabíveis para solucionar o problema rapidamente, de forma que o restante dos processos não fiquem comprometidos. Além disso, os relatórios gerados são arquivados e armazenados no sistema e podem ser reanalisados em casos de estudo de desempenho e de tendências.
O sistema back office tem se mostrado um método moderno e inovador muito eficiente para potencializar o desempenho das tarefas e integrar as informações que são processadas na empresa. Esse mecanismo tecnológico é fundamental para a continuidade dos negócios, uma vez que proporciona uma rotina de operações mais organizada, automatizada, produtiva e precisa. Além disso, oferece a segurança necessária para manter dados de clientes e colaboradores protegidos contra o acesso por terceiros.
Existem vários softwares disponíveis no mercado que permitem que os usuários escalem suas operações e tenham uma visão geral de todo o desempenho e as métricas de seu negócio. Por isso, conheça os benefícios que o NetSuite pode trazer para a sua empresa!