Todas as empresas têm utilizado tecnologia para obter melhores resultados e isso não poderia ser diferente para quem trabalha com viagens. Inovações no turismo e na hotelaria estão impactando o resultado de negócios ao redor do mundo e acompanhar as tendências do assunto fará toda a diferença nos resultados obtidos pela sua empresa.
Há muitas vantagens que a tecnologia pode trazer para quem trabalha no setor. Neste post, mostraremos algumas delas. Vamos lá?
1. Aplicativos para viagens
A mobilidade já faz parte do nosso dia a dia e, para tudo que pensamos em fazer, a primeira pergunta sempre é: “será que existe um app para isso?”. Na hora de marcar as férias com a família ou programar uma viagem de negócios, os clientes têm confiado cada vez mais nos aplicativos para encontrar locais com as comodidades de que precisam.
Ganham as empresas que colocam suas informações na internet utilizando esses canais ou que desenvolvem soluções individualizadas para atender a seus públicos. Viagens, afinal, são baseadas em movimento e nem sempre saímos de casa com nossos laptops ou temos tempo de passar horas no hotel pesquisando o que fazer enquanto passeamos.
Os aplicativos vêm a calhar nessas horas porque funcionam como guias de bolso. Um cliente pode mudar de rota ou incluir uma nova opção de entretenimento em sua viagem graças a eles e ainda se conectar com serviços que podem lhe ser úteis.
O aluguel de carros e a compra de ingressos para eventos locais podem ser feitos por meio dos apps, que também ajudam os clientes a encontrarem acomodações, mudarem seus pacotes de viagem e chegarem a destinos que não estavam previstos em seu planejamento. Quem trabalha no setor deve pensar em investir nessa solução para oferecer um concierge de bolso para seus visitantes.
2. Realidade virtual e realidade aumentada
Adotar tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) é uma ótima maneira de promover um local e trazer visitantes para ele. Na hora de escolher um hotel, óculos VR permitem que o cliente visualize seus quartos como eles realmente são e escolha os melhores lugares para ficar.
Quando chega o momento de marcar passeios, como a ida a museus, a Realidade Aumentada nos celulares pode fazer com que as pessoas passem mais tempo nesses locais. Apontar a sua câmera para uma obra e receber informações sobre quem a criou, quando e por que tornam uma exposição de arte mais interessante e uma oportunidade de acumular não só fotografias, mas também conhecimento.
Oferecer tours com a ferramenta para quem visita sua agência de viagens também é uma boa ideia. O cliente poderá antecipar o que deseja experimentar em sua viagem e ser convencido de que a sua empresa tem as melhores rotas e serviços para torná-la inesquecível.
Recursos digitais, como o YouVisit, geram interesse em destinos pouco populares ao mostrar como esses locais podem divertir e impressionar os visitantes. Segundo dados da empresa, mais de 13% das pessoas que fazem tours virtuais acabam fechando um pacote de viagens para pelo menos um dos lugares que experimentaram com auxílio da tecnologia.
3. Serviços de bleisure
Bleisure, ou viagens de negócios que se transformam em passeio, são uma grande tendência no mercado de turismo. Serviços que otimizam essas viagens podem fazer toda a diferença nos resultados de quem trabalha com hotelaria.
Muitas viagens de negócio são agendadas pelas empresas e um profissional pode ver dificuldades em estendê-las ou em encontrar pacotes que incluam as suas famílias. Se o seu negócio oferece vantagens na hora de fazer isso e facilidades para que bleisures aconteçam, ele sairá na frente.
Conveniência na hora de agendar passagens para os familiares ou reagendar o retorno ao país de origem, conectividade para que os visitantes possam continuar trabalhando remotamente e recomendações relevantes para que eles aproveitem melhor o tempo livre nas viagens são estratégias para abocanhar essa fatia de mercado.
4. Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são um recurso popularmente adotado pelas empresas para fidelizar seus clientes. No setor de hotelaria e viagens o recurso já existe, na forma de programas de pontos ou de milhagens. A tecnologia, porém, pode ajudar a deixá-los ainda melhores.
A nova geração de programas de fidelidade é completamente administrada pela internet, permite que pontos sejam adquiridos mediante pagamento, para que os consumidores cheguem às suas metas e aproveitem seus benefícios e oferece retornos personalizados para cada cliente. Passeios e viagens que podem ser ajustados para cada necessidade, construídos com informações oferecidas mediante cadastro estão em alta.
Experiências criativas, que refletem a sua marca, são excelentes para promovê-la enquanto o cliente usufrui das vantagens que obteve com seus pontos. Tudo para que o cliente possa, de fato, ver resultados ao se manter fiel e não precise acumular milhões de pontos para isso.
5. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial não poderia ficar de fora da nossa lista. A tecnologia, que permite que softwares e dispositivos reajam como um humano e aprendam com seus erros, realizando tarefas muito mais complexas do que aquelas tradicionalmente feitas por computadores, têm causado impacto em várias indústrias. Na de turismo e hotelaria a IA vem para revolucionar a maneira como viajamos.
O uso de Machine Learning, Chatbots e Travelbots são as grandes mudanças aqui. O primeiro ensina softwares a aprenderem com cada uma de suas interações com os consumidores, para que elas se tornem melhores no futuro. Já o segundo e o terceiro se referem a recursos específicos que podem ser disponibilizados para que seus clientes tenham mais facilidade nos atendimentos pelo hotel ou agência de turismo.
Marcar passagens, reservar acomodações e até agendar passeios são tarefas muito mais fáceis com Chatbots e Travelbots. Eles podem ser comandados por texto ou até por comandos de voz, atendendo a múltiplos clientes simultaneamente.
Trazer a indústria de turismo para o século XXI, integrando ferramentas que enriquecem a experiência do cliente e permitem que ele viaje com mais prazer será lucrativo para a sua empresa. Por isso, considere as tecnologias que mencionamos aqui para otimizar seus serviços.
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