Um indicador de desempenho que permite saber quanto dinheiro a empresa está ganhando — ou mesmo perdendo — com cada um de seus investimentos, o ROI é indiscutivelmente uma das métricas de avaliação mais importantes para o crescimento do negócio.
Sigla para “Return Over Investment” (ou Retorno Sobre Investimento, em português), é por meio dele que as organizações conseguem entender a real performance de tudo aquilo que for realizado com o propósito de lucro futuro.
Estratégias de fidelização de clientes, campanhas de marketing, aquisição de novas ferramentas de gestão e treinamento dos colaboradores, enfim: qualquer ação que o objetivo seja o lucro deve ter o seu retorno sobre o investimento calculado.
Neste artigo, mostraremos por que ele é importante e como calculá-lo. Continue a leitura e confira!
Qual a importância do ROI para o sucesso do negócio?
Não há o que discutir quanto ao fato de que acompanhar o retorno sobre os seus investimentos é algo essencial. Essa simples observação já seria o suficiente para certificar a relevância dele para o sucesso da sua empresa.
Entretanto, sob uma visão um pouco mais profunda, o retorno sobre investimento é indispensável porque é a partir dele que será possível responder perguntas como:
- Quais são os canais de comunicação mais eficientes?
- Quais são as principais fontes de lucro da companhia?
- Qual a eficácia do processo de vendas?
- Os resultados das campanhas de marketing estão de acordo com o que se espera?
- O atendimento ao cliente está colaborando ou não para a fidelização?
É preciso compreender que não se pode ansiar por informações detalhadas apenas com a verificação dessa métrica, porém, esse indicador proporciona uma excelente direção de onde procurá-las.
Como calculá-lo?
A maneira de calcular o retorno sobre o investimento vai depender da complexidade de informações que você deseja obter. No entanto, existe uma fórmula geral e que pode ser aplicada para praticamente todas as situações:
ROI = (Receita – Custo / Custo) x 100
Para ilustrar, imagine que você investiu R$ 2.500 em anúncios no Google Ads para promover um determinado produto e arrecadou R$ 15.000 em vendas em virtude dessa ação.
Ao utilizar a fórmula mencionada acima, temos:
ROI = (15.000 – 2.500 / 2.500) x 100
ROI = (12.500 / 2.500) x 100
ROI = 5 x 100
ROI = 500%
Isso significa que para cada R$ 1 investido no Google Ads você ganhou R$ 5. Esse seria o retorno sobre o seu investimento. Isso é bom ou ruim? A resposta é: depende!
A questão a salientar, nesse caso, é que, apesar de ser um indicador importantíssimo, o retorno sobre o investimento também tem as suas limitações. Uma delas é que ele não leva em conta a duração do investimento. Outra que vale a pena ser mencionada é que ele não considera as flutuações de valor referentes ao lucro.
Por fim, é interessante citar a importância de utilizar um sistema ERP que já possua todos os dados para calcular o ROI. Além de automatizar os processos, a utilização dessa tecnologia permite a criação de relatórios avançados.
E aí, gostou do conteúdo do post? Quer aprender ainda mais? Então confira 3 motivos para fazer análise de ROI no seu projeto de ERP!