Conjunto de ações que envolve o planejamento, a execução e o monitoramento contínuo no que se refere às particularidades e às inovações do setor, a gestão estratégica de TI é o que possibilita as empresas se adaptarem a esse ambiente de constantes mudanças.
Nesse sentido, um dos “movimentos” mais evidentes é a cloud computing. Isso ocorre devido às suas significativas vantagens para o negócio, independentemente do tipo ou tamanho da organização.
Maior segurança, escalabilidade, redução de gastos e melhor retorno sobre o investimento são os motivos (e outro tantos) que boa parte das maiores companhias do planeta está migrando para a computação em nuvem.
Aliás, é justamente a respeito disso que falaremos neste artigo, apresentando os pontos-chave nessa relação entre a computação em nuvem com a gestão estratégica de TI. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!
Como a computação em nuvem pode influenciar a gestão estratégica em TI?
Por favorecer as tomadas de decisão e contribuir para ações mais acertadas, o enorme volume de dados produzido pelas empresas vem ganhando mais valor a cada dia que passa.
No entanto, sabe-se que para ser possível coletar e analisar essa grande quantidade de informações é necessária uma infraestrutura de TI robusta e um tanto quanto complexa.
O problema, porém, é que antes da computação em nuvem essa infraestrutura tinha de ser local, o que trazia toda essa complexidade para dentro da organização. O resultado, diante disso, não poderia ser outro a não ser o aumento dos custos e a “desvirtualização” do departamento de TI, que era visto como uma área de suporte.
Hoje, a realidade é diferente, pois a cloud computing é que permite com que as empresas tenham uma gestão orientada por dados sem terem de investir em uma infraestrutura local.
Com isso, o setor de TI deixa de ser uma área de suporte para se tornar uma área mais analítica e consultiva, eliminando os altos investimentos, as manutenções e as atualizações com equipamentos físicos. Sob uma visão geral, essa é a influência da computação em nuvem na gestão estratégica do setor.
Quais são os principais benefícios da gestão estratégica de TI aliada à computação em nuvem?
Quanto aos benefícios da gestão estratégica de TI aliada à computação em nuvem, o ponto a destacar é que, ao contar com soluções e recursos tecnológicos em cloud, os gestores e/ou diretores terão a sua preocupação transferida apenas para a análise dos resultados.
Entenda de uma vez por todas que a computação em nuvem dá ao negócio um imenso poder de processamento de dados. Prever demandas e antecipar problemas são questões que a cloud computing tornou possível a todos sem a necessidade de investimento em super computadores.
Em termos práticos, são as suas tomadas de decisão que mais serão favorecidas, pois ao embasá-las em dados reais e precisos, é certo de suas definições têm muito a ganhar.
Por fim, cabe salientar que, dentro deste contexto, as ferramentas de Big Data, Business Intelligence e Business Analytics estão diretamente associadas ao gerenciamento do negócio: todas elas são oferecidas por meio da cloud computing!
Esperamos que este artigo sobre a relação entre a gestão estratégica de TI e a computação em nuvem tenha lhe agradado. Se sim, não deixe de conferir o que é cloud migrator e como utilizá-lo!