Você já ouviu falar em ERP em nuvem (Enterprise Resource Planning)? Trata-se de um sistema de gestão que integra, em um software, todos os dados e processos da administração do dia a dia. Áreas como finanças, recursos humanos, marketing, estoque, entre outros, ficam centralizados num único programa.
Essa é a premissa do ERP, que traz muitas outras vantagens, em especial o em nuvem. De acordo com o sócio-diretor da Kamaleon TI, que desenvolve sistemas do tipo, Hermano Aragão, uma das vantagens do ERP é não ter que administrar várias planilhas, documentos e softwares separados.
“Com tudo concentrado em somente um sistema, também diminuem as chances de erros e de redundância de informação dentro da administração. Ao final poupa-se tempo e dinheiro”, explicou em entrevista à Exame.
Em se tratando especificamente da gestão em nuvem, existe uma série de motivos pelos quais sua empresa deve aderir. Confira.
Mais segurança
O ERP em nuvem traz muito mais segurança porque não depende de equipamentos físicos para armazenamento. Além disso, o sistema conta com uma criptografia avançada — essencial para garantir segurança.
O único porém é que é necessário manter o sistema em atualização constante para não ficar vulnerável à ameaças. Ou seja, é preciso investir em hardwares e na segurança patrimonial.
O sistema também pode ajudar com a criação de pontos de segurança e recuperação de dados, fazendo com que qualquer eventual imprevisto não se torne um dado maior.
Redução de custos
Com o ERP na nuvem há também redução de custos. Não será necessário servidor interno e os riscos de uma falha — que poderia resultar em mais gastos — são pequenos.
A ausência do servidor interno também demanda máquinas de configuração mais simples. Ou seja, mais redução de custos, já que as despesas com energia elétrica e manutenção serão menores.
Foco no essencial
A praticidade do ERP permite que você se concentre em atividades realmente essenciais. Não será preciso lidar tanto com a TI. Assim, você pode gerenciar as atividades de seu entendimento maior e aqueles relacionados à TI podem ser direcionados para outras áreas.
Flexibilidade
O sistema ERP é muito mais flexível. Ele não exige instalação, já que o funcionamento acontece de forma modular — é possível escolher apenas as ferramentas de sua necessidade.
Outra flexibilidade diz respeito ao tamanho da equipe. Com o ERP, é possível optar por um plano de acordo com o número de funcionários de sua empresa.
Ao aumentar o quadro de colaboradores, basta entrar em contato com a prestadora do serviço para adequar o seu plano ao novo cenário.
Implementação rápida
É sabido que servidores físicos precisam de uma encorpada infraestrutura. Mas, para usar o ERP na nuvem, basta adquirir uma máquina, baixar o aplicativo ou acessar o site.
Em média, essa implantação pode ser feita em três dias. Com um servidor próprio, isso levaria duas semanas.
Tempo também é o que você já pode começar a economizar. Entre em contato conosco. Podemos falar sobre as inúmeras vantagens do ERP em nuvem e sobre porque nossos serviços são os melhores.