O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software integrado de gestão empresarial. A ferramenta permite a administração de informações gerenciais dos setores de uma empresa — como contabilidade, finanças, RH, vendas, entre outros. Com o avanço da tecnologia, ainda há muitas tendências de ERP para os próximos anos.
Em especial no Brasil é esperado um grande avanço. A área de TI — na qual o ERP está inserido — tem o 9º maior mercado do mundo no nosso país, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software.
Existe uma expectativa sobre esses avanços também pelas inegáveis vantagens do ERP. O software tem gestão em nuvem, ou seja, a empresa que o adota economiza com servidor, armazenamento de dados, quantidade de funcionários em TI, entre outros fatores.
Confira, então, algumas tendências que melhoram ainda mais essas características:
1. Big Data
O Big Data é um sistema de armazenamento de arquivos, mas com um volume de dados gigantesco. De fato, o sistema tem como pilar volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.
Para o coordenador dos cursos de MBA da Faculdade de Informática e Administração Paulista, a FIAP, o Big Data traz uma mudança de paradigma — os executivos antes tomavam decisões baseadas em critérios mais subjetivos. “Agora, essas decisões passam a ser baseadas em dados”, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Com a informação trabalhada no Big Data, o ERP pode extrair o máximo de dados precisos, fazer previsões e assim traçar estratégias.
De acordo com o gerente sênior do Centro de Controle de Manutenção da TAM, Mauricio Pascalicchio, com o Big Data, a companhia aérea consegue planejar, com uma antecedência de 18 meses, a mão de obra e o material necessários para os serviços de manutenção “Esse planejamento com Big Data tem um índice de precisão de 98%, e o aumento da produtividade é de 11%, afirmou.
2. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é a conexão entre a internet e os objetos do dia a dia. A ideia é que pequenos gadgets sirvam para, em uma casa, por exemplo, abrir uma porta, ajustar a temperatura da geladeira, entre outras coisas, tudo de maneira automatizada.
De acordo com pesquisa realizada em 13 países por uma operadora britânica, a ferramenta já é usada por 29% das empresas em todo o mundo. Dentro desse número, 47% afirma ter dados mais precisos, o que contribui para tomada de decisões.
No ERP, a Internet das Coisas pode ser aplicada da seguinte maneira: um veículo da empresa é integrado ao sistema de modo que sua maneira de uso e localização são monitorados. Sempre que for necessária uma manutenção, ela será imediatamente identificada pelo sistema.
3. Tecnologia vestível (Wearables)
A tecnologia Wearables é baseada na realidade aumentada. A vantagem é a possibilidade de realizar diferentes operações sem usar as mãos. Ela pode ser aplicada no gerenciamento das condições da estrutura física da empresa ou mesmo no chão de fábrica, entre outros locais.
Um dos segmentos que veem com mais otimismo a tecnologia é o da logística. A atividade, que envolve documentação fiscal e despacho de mercadorias, teria uma facilidade maior de gestão com a tecnologia vestível.
Essas são algumas das tendências de ERP em nuvem. Muitas surgirão nos próximos anos, facilitando processos na gestão empresarial.
Quer ficar por dentro das novidades sobre inovação e tecnologia? Assine nossa newsletter e receba atualizações periódicas.