Você já parou para pensar nas tecnologias que estão em alta e de que forma elas ajudarão os serviços de campo? O avanço da tecnologia já permite uma série de melhorias no dia a dia das pessoas, nos serviços públicos e nas empresas, mas ainda há muito para evoluir.
Diante desse cenário, especialistas apostam em tendências para os próximos anos e, por isso, criamos este post. Nele, te mostraremos algumas apostas. Confira!
1. Internet das coisas (IoT)
A internet das coisas já é um conceito familiar para quem trabalha com tecnologia. Afinal, existe a expectativa de que ela domine nosso dia a dia em alguns anos. Com a IoT, os dispositivos físicos, objetos eletrônicos e até edifícios podem trocar dados e trabalhar em conjunto.
No serviço de campo, essa tecnologia pode ser utilizada, entre outras coisas, na manutenção preditiva. Funciona assim: ao precisar de manutenção, um objeto que esteja conectado a um sensor de IoT envia informações em tempo real do seu estado para uma central de atendimento.
Essa central, então, disponibiliza um técnico com o conhecimento necessário para que a demanda seja sanada. Tudo isso acontece para poupar que o cliente abra uma reclamação ou acione um canal de atendimento.
Hoje já existem diversos dispositivos inteligentes. De acordo com o Gartner, 6,4 bilhões de objetos conectados foram utilizados em 2016. A expectativa é que esse número chegue a 20,8 bilhões até 2020.
2. Big data
O Big Data pode ser entendido com os chamados “ 3 Vs”:
- volume, ou seja, a grande quantidade de dados da empresa;
- velocidade — dados novos que são lançados na internet a cada segundo;
- variedade, os diversos formatos nos quais os dados podem ser compostos.
No serviço de campo, o uso dessa tecnologia pode ajudar a identificar e indicar soluções, traçar estratégias, otimizar ações, entre outras coisas. Mas, antes de mais nada, deve ser levado em conta o cenário em que a empresa está inserida.
Para uma fábrica de aviões, por exemplo, o Big Data pode ser utilizado para analisar os sensores do avião, cruzar dados e saber se é preciso parar em um aeroporto antes de seu destino final para manutenção.
3. Impressão 3D
A impressão 3D é capaz de produzir qualquer coisa por meio da tecnologia de impressão tridimensional. Ela permite a produção de materiais utilizando ligas avançadas de níquel, fibra de carbono, vidro, tinta condutora, entre outras matérias-primas.
Para o vice-presidente do Gartner, David Cearley, nos próximos 20 anos os materiais que poderão ser impressos serão ainda mais diversificados e ainda acontecerá o aprimoramento da velocidade com que os itens podem ser copiados e o surgimento de novos modelos para auxiliar na impressão e montagem das peças.
Hoje, a tecnologia já é utilizada em setores como o aeroespacial, médico, automotivo e militar. Existe ainda a expectativa de que até 2019 o seu uso cresça 64,1% anualmente no ramo empresarial.
4. Aprendizagem avançada de máquina
Essa tecnologia já aparece, em menor escala, no nosso dia a dia. Quando, por exemplo, o Spotify cria uma playlist com base no que você ouve, isso é um aprendizado de máquina. Nesse sistema, denominado Redes Neurais Profundas (DNN), a máquina aprende a perceber o mundo de forma autônoma — tudo isso graças às múltiplas fontes de dados disponíveis.
Para sistemas de hardware ou baseados em software, isso é o mundo dos sonhos. Eles aprendem por si só os recursos com base em seu ambiente e, por isso, as possibilidades de desenvolvimento podem ser infinitas.
Com as tecnologias apresentadas até aqui, já temos uma noção da importância de ficar atento a essas tendências para garantir uma gestão bem-sucedida. Mas existem outras questões envolvendo serviço de campo e o sucesso no mundo de negócios.
Gostou do assunto desse post? Então aproveite para continuar aprendendo sobre o assunto e descubra porque o público-alvo é tão importante para o sucesso!