A gestão de serviços de campo é uma das atividades mais complexas da perspectiva operacional para grandes empresas. Isso porque envolve diversas variáveis, que até pouco tempo tinham que ser registradas, acompanhadas e controladas pelo trabalho humano, o que consumia uma quantidade considerável de tempo e foco para monitorar todas as eventualidades que poderiam surgir a qualquer momento.
Apesar disso, graças à evolução da tecnologia, hoje é possível realizar serviços externos com grande qualidade e eficiência. Continue lendo este post e aprenda um pouco mais sobre este tema tão importante para os negócios que realizam atividades fora da empresa. Boa leitura!
Como surgiu a gestão de serviços de campo, afinal?
Comunicações imprecisas, atrasos e dados incorretos/incompletos inevitavelmente atribularam muitos empreendimentos ao longo do tempo, e quando as bases de informações eletrônicas ajudavam de certa forma, elas ainda eram seriamente propensas a falhas humanas.
Ao passo que os dispositivos móveis permanentemente conectados proliferavam e começaram a se comunicar com mais rapidez, a próxima etapa para os desenvolvedores de sistemas era criar uma solução que contribuísse com a gestão de serviço de campo, facilitando a vida de gestores antes frustrados por causa dos problemas operacionais referentes aos meios de contato tradicionais.
O resultado disso foi o surgimento da tecnologia GSC/FSM (Gestão de Serviço de Campo, ou Field Service Management, em inglês), que nada mais é do que um aplicativo (app) que automatiza as atividades externas de um time de profissionais de serviços por intermédio de aparelhos mobile como celulares, notebooks e tablets.
Benefícios do software de gestão de serviços de campo
Possibilidade de agendar ordens de trabalho a qualquer momento, em qualquer lugar
Crie prontamente ordens de trabalho no sistema FSM com as visualizações intuitivas do aplicativo. Devido à possibilidade de gerenciar tudo online, você pode verificar a disponibilidade do colaborador, analisar o serviço a ser concluído e designar múltiplas tarefas de uma só vez sem enviar e-mail ou ligar para seu funcionário.
Com o sistema de mapeamento de GPS e rastreamento incluído, também é possível identificar e encaminhar o técnico mais próximo diretamente para uma nova função, o que otimiza o tempo de trabalho e melhora a satisfação dos clientes.
Melhor satisfação dos funcionários em campo
Ao utilizar o software FSM que é ativado por dispositivos móveis, os funcionários obterão todos os dados e informações necessárias na palma de suas mãos.
Quando os serviços de campo são gerenciados com eficiência, os colaboradores ficam mais satisfeitos e motivados. Isso significa que eles executarão suas funções com mais comprometimento, melhorando a produtividade geral do trabalho.
Controle mais efetivo das informações do cliente
Com o uso de um sistema especializado, a equipe externa poderá partilhar registros e imagens de cada atendimento que realizar durante o dia. Com a obtenção desses dados e com o controle sobre o percurso e localização dos técnicos, você gestor poderá garantir um atendimento personalizado (único) para a clientela e dessa forma elevar sua satisfação, podendo alertá-la caso aconteça algum imprevisto, por exemplo.
Afinal, todos os clientes desejam receber um atendimento primoroso e com qualidade, não é mesmo?
Integração de dados
Uma das soluções oferecidas pelos sistemas mobile é a integração com os demais procedimentos, garantindo um histórico de cada etapa do serviço.
Além disso, o FSM permite que as inspeções e entregas sejam realizadas por meio de guias eletrônicas, que atendem às demandas específicas do negócio utilizando a assinatura digital, que torna as aprovações mais rápidas, por exemplo.
Assim, na hora de entregar o serviço, o software permite que o processo formal de entrega seja feito com agilidade e segurança, demonstrando a credibilidade da sua marca perante os clientes, o que pode motivá-los a falar bem de você para outras pessoas.
Esperamos que, com as informações aqui apresentadas, você tenha compreendido a importância de utilizar um sistema de gestão de serviço de campo para tornar sua empresa mais eficiente.
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