O controle dos custos empresariais é crucial para garantir uma boa saúde financeira, evitando problemas como prejuízos e diminuição da capacidade de honrar os compromissos com os fornecedores. Entretanto, ter a previsibilidade de custos para os próximos períodos ajuda a melhorar as estratégias do negócio e tornar os processos mais eficientes.
No artigo de hoje vamos apresentar o ERP, os benefícios que ele garante para o negócio e como ele pode ajudar a elaborar essas estimativas. Continue acompanhando a leitura e saiba mais!
O que é um ERP?
O ERP — sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português — é um sistema de gestão unificado, que permite a integração entre as diversas áreas do negócio e garante uma gestão centralizada das rotinas que vão desde a aquisição de produtos até a entrega no cliente.
Dessa forma, todas as informações da empresa ficam consolidadas em apenas uma base de dados, facilitando o acesso, reduzindo riscos, melhorando a comunicação, e aumentando a confiabilidade, por exemplo.
Quais benefícios ele proporciona para as empresas?
A adoção de um sistema ERP garante diversos benefícios para a rotina de um negócio. Entre os principais, podemos citar:
Padronização dos processos
Antes de implantar um sistema, é necessário realizar o mapeamento e a padronização dos processos. Isso é necessário para garantir que as atividades sejam executadas uniformemente e de maneira mais acertada. Assim, as rotinas executadas no software se tornam mais precisas e menos suscetíveis a erros.
Centralização da gestão
Como o ERP integra todas áreas (ou mesmo unidades) de um negócio, toda a gestão passa a ser feita em apenas uma plataforma. Com isso, os gestores passam a ter uma visão mais ampla dos fluxos de trabalho e dos resultados alcançados.
Redução do índice de erros
A padronização dos processos cria procedimentos que devem ser seguidos sempre que uma tarefa for executada. Com a rotina bem definida, o risco de erros, divergências, extravios de informações e necessidades de retrabalho são consideravelmente reduzidos.
Diminuição dos custos
Com o aumento do controle sobre as atividades, o ERP ajuda a reduzir os custos à medida que:
- auxilia na identificação dos desperdícios, facilitando a elaboração de ações de correção;
- aumenta a produtividade;
- torna a tomada de decisão mais ágil e acertada;
- permite corrigir os erros e diminuir a necessidade de retrabalhos.
Aumento da competitividade
Quando se consegue alcançar um patamar com processos bem estruturados, garantir o acesso a informações com agilidade, melhores índices de produtividade, correção de erros, redução de custos e, consequentemente, aumento da qualidade, consegue-se ganhar em competitividade.
Dessa forma, sua empresa passa a se destacar no mercado, aumentando a chance de fidelizar os clientes e atrair um público cada vez maior.
Criação de relatórios gerenciais
Por fim, a utilização de um sistema de gestão integrada também permite a criação de relatórios a respeito do desempenho dos processos. Com eles, o gestor consegue analisar os resultados, identificar falhas, criar um histórico e elaborar ações mais eficazes.
Como ele ajuda a garantir a previsibilidade de custos?
A partir do momento que os processos são mais controlados e o sistema permite criar relatórios, o gestor pode trabalhar em cima da criação de um histórico de gastos, acompanhar o orçamento, monitorar os custos e, com todas essas informações, estimar os dispêndios para os próximos períodos.
Mais especificamente na parte da gestão financeira, também se torna possível acompanhar melhor análises como o fluxo de caixa, por exemplo, que ajuda a identificar cada gasto e fazer projeções entre receita x despesa — e elaborar medidas que ajudam a diminuir os custos, evitando prejuízos.
Como podemos ver, a utilização do ERP garante vantagens que vão desde aspectos mais operacionais até questões mais estratégicas, incluindo a previsibilidade de custos. Sendo assim, podemos dizer que o investimento é altamente compensatório para garantir melhorias para o negócio.
Gostou do post de hoje? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas saibam da importância de um ERP!