Hoje em dia, centenas, senão milhares, de empresas utilizam a terceirização até certo ponto, muito envolvendo o setor de tecnologia. A terceirização de TI envolve a subcontratação ou externalização de certas funções de tecnologia da informação para empresas independentes, de terceiros ou indivíduos, em vez de manter essas funções internamente.
Mas por que terceirizar serviços de TI? Quais são as vantagens para as organizações que decidem optar por esse tipo de serviço? Neste artigo, vamos mostrar como a terceirização pode ser a melhor opção para sua empresa! Confira!
Por que terceirizar serviços de TI?
A grande vantagem da terceirização de TI é obter a melhor tecnologia e serviço ao menor custo possível. A terceirização pode uma excelente opção se sua empresa:
- requer uma equipe de TI altamente qualificada, mas não pode pagar por uma;
- não tem dinheiro para alocar a TI em seu orçamento anual;
- busca se beneficiar de alguma tecnologia, mas não tem experiência para implementá-la;
- precisa de ajuda temporária.
Qualquer empresa que pretenda reduzir custos e concentrar-se em suas competências essenciais pode se beneficiar da terceirização de TI. A chave é terceirizar de uma forma que esteja alinhada com os objetivos gerais da empresa.
Quais os serviços de TI que podem ser terceirizados?
- desenvolvimento de aplicativos/software;
- hospedagem web;
- suporte ou gerenciamento de aplicativos;
- suporte técnico / helpdesk (no local ou remoto via telefone ou web);
- desenvolvimento / gerenciamento de banco de dados;
- telecomunicações;
- infraestrutura;
- segurança;
- planejamento estratégico e gerenciamento de ativos.
Quais os tipos de terceirização de TI?
Estes 4 tipos de terceirização de TI oferecem às empresas uma série de opções ao contemplar a terceirização de algumas ou todas as suas funções de TI:
Outsourcing offshore
Envio de trabalhos relacionados à TI para uma empresa em um país estrangeiro que ofereça estabilidade política, custos trabalhistas mais baixos e poupança de impostos. Índia, China e Filipinas são países populares de terceirização offshore.
Outsourcing Nearshore
Envio de trabalhos relacionados à TI para uma empresa em um país que compartilha uma fronteira com a seu. Presumivelmente, é mais fácil viajar entre países próximos e realizar a comunicação entre empresa e provedor.
Outsourcing nacional
Trata-se da contratação de um terceiro localizado no mesmo país para fornecer trabalho relacionado à TI, fora do local ou interno.
Homeshoring/onshoring
Permite que os funcionários trabalhem em casa em vez de um escritório, fábrica ou local de trabalho físico relacionado.
Quais as vantagens da terceirização de TI?
Controle dos custos de TI de forma eficiente
A terceirização converte os custos de TI fixos em custos variáveis com manutenção do faturamento e redução da imobilização do capital em inventário. Ou seja, sua companhia preocupa-se com o que precisa em determinado momento, mas elimina o problema da depreciação de bens ativos que ocorre desde a aquisição.
Assim, os recursos da empresa tornam-se mais dinâmicos e são aplicados no que e quando a organização precisar.
Redução dos custos trabalhistas
Os recursos da empresa também são melhores empregados quanto aos colaboradores. Contratação e o treinamento de uma equipe de TI podem ser muito caros, e os funcionários nem sempre atendem suas expectativas.
A terceirização permite que você concentre seus recursos humanos onde você mais precisa e possa exigir trabalhar com os melhores em suas áreas de atuação.
Aumento da eficiência e da competitividade
As organizações que tentam realizar todos os serviços de TI em casa podem precisar de muita pesquisa, desenvolvimento e tempo de implementação, o que aumenta os custos e, em última instância, isso é repercutido nos clientes.
Uma organização terceirizada de serviços de TI terá recursos para iniciar novos projetos imediatamente. Contratar empresas especializadas, que realizam atividades relacionadas à tecnologia buscada diariamente, pode reduzir não somente os custos, mas também a implementação e evitar possíveis problemas durante o processo, já conhecidos por profissionais mais experientes.
Redução dos riscos
Os fornecedores de terceirização assumem e gerenciam grande parte dos riscos para você, com conhecimento específico do setor, especialmente problemas de segurança e conformidade. Eles geralmente são muito melhores para decidir como evitar o risco em suas áreas de especialização.
Gostou do artigo? Então, entre em contato com a Inove e veja como podemos apoiar a TI da sua organização!