Os sistemas de gestão automatizada ajudam as empresas a se tornarem mais competitivas e a agilizarem seus processos de negócio. O software pode eliminar muitas tarefas comerciais e operacionais burocráticas, tediosas e demoradas, tornando a gestão empresarial mais eficaz.
Suas vantagens incluem o aperfeiçoamento de controles internos, uma visibilidade mais clara das operações, a racionalização da cadeia de suprimentos, além de armazenamento e recuperação mais eficiente de informações.
Tais sistemas também podem ajudar um negócio reduzir ineficiências, manter a equipe engajada e otimizar a experiência do cliente.
Neste artigo, abordamos como o uso da tecnologia aumenta a produtividade nas empresas, mostrando quais pontos podem ser trabalhados por meio de uma gestão centralizada. Boa leitura!
Visibilidade
As funcionalidades de exibição dos dashboards da maioria dos sistemas automatizados podem ajudar a obter, rapidamente, uma imagem clara das operações, permitindo acesso instantâneo a informações essenciais para garantir a qualidade, com atualizações de pessoal e estatísticas informativas.
Resultados comerciais superiores geralmente provêm de uma compreensão mais acurada do desempenho e dos pontos fortes do negócio. Esses elementos, quando aliados a uma maior visibilidade, podem levar a um melhor controle sobre os processos.
Acesso a bancos de dados
Nos atuais ambientes competitivos é cada vez mais válida a velha máxima, segundo a qual “conhecimento é poder”. O acesso a bancos de dados relevantes pode ajudar a despertar esse potencial. Os sistemas de gestão automatizada fornecem acesso imediato a dados históricos e em tempo real para ajudar a aprimorar as tarefas de gerenciamento.
Os programas são compostos por hardware e software automatizado e têm a capacidade de comparar dados de todos os departamentos necessários. Eles geralmente são projetados para também arquivar, fazer backup e gerenciar todos os arquivos e documentos.
Gestão de estoques
Processos internos, tais como gestão de estoque, planejamento de produtos e atendimento ao cliente são mais facilmente gerenciados pelo software ERP.
Por meio da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) e outras soluções de rastreamento e identificação, os programas de ERP lidam com as interações da cadeia de suprimentos, como faturamento, rastreamento de pedidos e interação com fornecedores.
Por exemplo, quando o estoque atinge um nível predeterminado, o sistema envia formulários de reordenação aos fornecedores. Os e-commerces geralmente utilizam ferramentas de ERP, pois o tempo de resposta deve ser rápido e as ordens são geralmente individualizadas.
Recursos Humanos
Os sistemas de gestão automatizada erradicam redundâncias ao completar com rapidez e precisão tarefas que, se realizadas por um ser humano, requerem muito mais tempo e resultam em mais erros. Um exemplo disso é a terceirização do departamento de recursos humanos.
Essa solução permite automatizar o cálculo e emissão de folhas de pagamentos, registrar as atualizações dos dados de funcionários e o status de benefícios, além de enviar avisos.
Mais do que apenas aumentar a produtividade, a gestão automatizada e centralizada gera valor para a organização, o que, consequentemente, leva a importantes incrementos na rentabilidade do negócio.
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