Quem trabalha em uma grande corporação sabe que fidelizar os clientes é uma das melhores formas de se manter ativo no mercado. Uma das melhores maneiras de fazer isso é acompanhar o perfil do consumidor atual.
Já ouviu falar em estratégia omnichannel? Ela é uma excelente forma de atingir a excelência na hora de atender o consumidor. Confira agora com a gente o que ela é, como você pode aplicá-la, quais são os benefícios de implementá-la e como superar os desafios!
O que é estratégia omnichannel e como colocá-la em prática?
Antigamente, o cliente conseguia a comunicação com uma empresa apenas por ir até ela. Com o avanço tecnológico ele passou a entrar em contato por telefone, internet e continuou o contato diretamente com as pessoas da corporação.
Mas, para isso, a ordem em que ele fazia as coisas devia ser seguida para adquirir o produto: se ele comprou algo online, só poderia receber uma resposta online.
A estratégia omnichannel veio para inovar essa relação e deixar a experiência do cliente ainda mais completa na sua corporação. Ele pode se sentir à vontade para entrar em contato por qualquer canal e fechar negócio em outro, sem que a ordem precise ser respeitada.
Um cliente pode, por exemplo, ir até a sua corporação, ver como funciona os seus serviços e depois contratá-lo por meio de um aplicativo. O oposto também pode acontecer. A ordem em que as coisas acontecem não deve alterar a experiência do consumidor.
Para colocar essa ideia em prática você deve ter um sistema que faça com que os seus canais “conversem entre si”. Se o cliente ligar, ou mesmo for até à loja para tirar uma dúvida de uma compra que ele fez online, você deve ter todas as informações rastreáveis.
Quais os benefícios em aderir ao omnichannel?
Essa metodologia de trabalho está diretamente relacionada à jornada de compra do cliente. A estratégia omnichannel visa facilitar todo o processo de compra do consumidor e ao adotá-la é possível:
reduzir os custos em geral;
aumentar o retorno do seu investimento;
ter produtos mais lucrativos;
destacar-se em meio a concorrência;
dar feedback ao cliente em tempo real;
satisfazer e fidelizar o cliente.
Quais são os principais desafios da estratégia omnichannel e como superá-los?
Como vimos, adotar esse método de venda é muito benéfico. No entanto, para ele ser eficiente, você deve atentar para alguns pontos importantes.
A previsão de vendas é um dos fatores que não deve ser ignorado. Antigamente, isso era feito apenas levando em consideração um único canal. Agora, o gerente deve estar atento ao seu histórico de vendas em todos os canais e como as devoluções têm funcionado.
Junto a isso, surge o desafio da visibilidade do estoque. Nesse novo modelo de trabalho, o produto deve estar disponível na loja física e virtual. Quando vendido, ele deve, automaticamente, sair da contagem do seu estoque para evitar que algum colaborador venda o produto adquirido por um cliente em outro meio de comunicação.
Você também deve ter em mente que o cliente tem o direito de se arrepender da compra e devolver o produto. O consumidor deve conseguir fazer isso por qualquer um dos canais, independentemente de qual ele tenha utilizado para comprar o produto.
Ter os sistemas integrados de forma que tudo funcione corretamente é desafiador. Por isso, muitas corporações que têm apostado com sucesso nessa estratégia terceirizam esse amadurecimento de sistemas.
Conforme mostramos, se você está procurando atender o seu cliente com excelência, aderir a estratégia omnichannel é uma excelente forma de conseguir isso. Com ela, o seu negócio se torna muito mais dinâmico e aumenta as suas chances de fechar negócio!
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