A B3 é a bolsa de valores do Brasil e uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo. Com a missão de conectar, desenvolver e viabilizar os mercados financeiros e de capital, visa potencializar o crescimento do Brasil ao lado de seus clientes e da sociedade. Para alavancar os objetivos estratégicos da companhia há uma Estratégia de Sustentabilidade que busca fazer com que a companhia esteja alinhada as melhores práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança Corporativa), induzir e engajar o mercado em sua jornada rumo ao desenvolvimento sustentável e fortalecer o portfólio de produtos da B3 abrindo novas frentes de mercado ESG.
Alinhada à estratégia ESG da companhia, está a B3 Social, uma associação sem fins lucrativos que coordena os projetos de investimento social privado e o voluntariado da B3, com o objetivo de contribuir com a redução de desigualdades sociais no Brasil. A B3 Social financia projetos sociais que buscam, principalmente, a melhoria estrutural da educação pública brasileira, além de apoiar também o enfrentamento a situações emergenciais, como a pandemia e a insegurança alimentar, e fazer a gestão das leis de incentivo da B3.
Em 2019, durante um processo de reestruturação estratégica, a equipe da B3 Social percebeu a necessidade de um sistema de gerenciamento dos dados dos projetos sociais avaliados e apoiados, que anualmente somam aproximadamente R$50 milhões em doações para mais de 150 projetos sociais.
O novo ambiente foi pensado para centralizar o conhecimento e a confiabilidade dos dados, consequentemente trazendo eficiência para a gestão dos dados e indicadores de doações. Então, optou-se pela implementação de um CRM com o apoio da Microsoft e da empresa parceira, a Nexer.
A construção de uma arquitetura integrada e customizável
Sergio Ricardo Albano, coordenador de TI da área de Sistemas Corporativos da B3, avalia que a empresa como um todo já vinha em uma jornada de implementação do Dynamics 365 desde 2013. “Fizemos migrações recentes na empresa e, quando chegou o projeto, direcionamos as demandas para o Dynamics”, afirma.
Com a consultoria da Nexer, o processo de implementação foi feito remotamente em 2021, no contexto da pandemia. Em 10 semanas foi entregue a primeira fase do projeto, com todo o fluxo de captação de projetos sociais.
A solução ainda tem integração com o Power Automate no desenvolvimento de fluxos e processos, o Outlook App do Microsoft 365, que eleva a autonomia e a produtividade dos usuários, transacionando informações com mais velocidade e segurança. Por fim, o Power BI é utilizado para análises e relatórios.
“A segurança é um ponto importante. Essas informações estão reunidas em uma plataforma segura, e não corremos mais o risco de ter qualquer incidente que roube ou desfaça nossa base de conhecimento e projetos da B3 Social”, aponta Sergio.
Dados organizados, acessíveis e confiáveis
Para alcançar esse objetivo foi crucial a criação de uma base única de dados – com um sistema de busca que dá facilidade para localizar organizações sociais, projetos avaliados e apoiados, contatos e indicadores de resultados. Assim, todos consultam a mesma informação online – o que concedeu muita confiabilidade da informação e segurança.
“Temos praticamente todos os dados históricos das nossas doações no CRM. Inserimos todas as organizações com quem conversamos, e não só as que recebem o nosso apoio. Isso traz a centralidade e a confiabilidade que buscávamos com o projeto, os dados dentro da plataforma e de fácil acesso para todas as pessoas do time a qualquer momento”, explica Julia Salem, analista de Investimento Social Privado na B3 Social.
Esse novo ambiente de dados e todas as ferramentas integradas na solução promoveram um aumento de produtividade para a B3 Social, eliminando assim os processos manuais, como preenchimento de planilhas e de contratos – que atualmente são gerados automaticamente. Além disso, a ferramenta é utilizada para o acompanhamento e gestão dos resultados gerados pelos projetos sociais, incluindo indicadores quantitativos e qualitativos e os municípios apoiados por cada projeto. Esses dados são visualizados no Power BI e usados pelo time para tomada de decisão estratégica.
Uma solução em contínua melhoria que permite pensar o futuro
A transformação da B3 Social segue seu curso enquanto já trouxe uma nova realidade para o trabalho na instituição. “O Dynamics 365 passou a ser a principal ferramenta de trabalho para todos nós, seja na liderança buscando informação o tempo inteiro, seja na área de operação de projetos alimentando e vendo os fluxos do que está acontecendo no ciclo de vida das instituições”, afirma Fabiana Prianti, gerente de Investimento Social Privado na B3 Social.
Além do constante aprimoramento da ferramenta, a B3 Social agora se organiza para implementar o mesmo modelo para a gestão de sua outra frente de atuação, o voluntariado.
“O próximo desafio, depois de customizar toda a parte de investimento social privado, pois melhorias contínuas são parte do nosso DNA, é a customização da gestão do programa de voluntariado de toda a B3, que abrange aproximadamente 50% dos 2.800 funcionários da companhia.”, finaliza Fabiana.