ERP significa Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Logo, “sistema ERP” nada mais é do que um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados.
O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. Levando em consideração que cada departamento necessita de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.
Desta forma, ao invés de cada área possuir um software isolado, o ERP concentra todas as informações de forma integrada e inteligente, dando à empresa autonomia na execução de tarefas rotineiras e tornando a comunicação interligada.
Otimizando custos com um sistema de ERP
Com um sistema como o Dynamics 365 Business Central , por exemplo, é possível visualizar a movimentação de diversos setores de uma empresa, como vendas, financeiro, contábil, gestão de pessoas, produção, logística e estoque. Tudo isso em tempo real, pela web ou por um dispositivo móvel com acesso à internet.
Além de mostrar o retrato atual da empresa, a adoção de um ERP contribui para otimizar os processos a partir da automação do fluxo de trabalho, o que traz mais agilidade e produtividade na execução das tarefas.
Um exemplo é a automação dos processos de venda e compras, em que o software faz todo o trabalho de calcular a venda diária e emitir automaticamente um relatório de sugestão de compras sempre que determinado item chega ao seu “ponto de pedido”.
A automação das tarefas diárias integra os processos, liberando os profissionais para realizarem outras atividades mais estratégicas, além de trazer mais segurança às operações, que passam a contar com dados atuais e confiáveis, reduzindo o erro com o registro de informações incorretas.
A seguir, listamos formas de reduzir custos a partir de um sistema de gestão completo e integrado. Confira!
Evita desperdício na produção
Com a integração dos diversos setores da empresa em um único ambiente, todos os processos conversam entre si, no caso de um processo produtivo, por exemplo, que interage com a movimentação de estoque e apropriação de custos.
Em uma cadeia automatizada com apontamentos dos desperdícios, é possível recalcular o custo e, com isso, implantar uma ação mais pontual para reduzir os excessos.
Reduz erros nos processos
Uma ferramenta de gestão elimina o trabalho manual e reduz a papelada, já que o fluxo de trabalho ocorre de forma automática e digitalizada, o que reduz os erros com registro de informações incorretas. Além disso, a empresa conta com dados sempre atualizados.
Precifica melhor produtos e serviços
A precificação está diretamente associada aos custos de um produto ou serviço. Afinal, a automação da cadeia produtiva evita desvios, uma vez que obedece a um padrão conhecido.
Otimiza funções
Os processos definidos e automatizados passam a ser direcionados aos usuários (colaboradores) com a competência para executar as tarefas daquele processo.
Ou seja, a informação correta é direcionada às pessoas certas e na hora exata para a execução de uma ação, seja ela corretiva ou estratégica. Dessa forma, os processos são otimizados e os retrabalhos são eliminados.
ERP x CRM: qual a diferença?
O Enterprise Resource Planning (ERP) é o software de gestão mais básico de uma empresa. Ele é usado para garantir o controle financeiro, fiscal e contábil da organização. O ERP integra informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a base para a gestão de uma companhia.
Já o CRM, (do inglês Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) é um sistema usado por empresas para cuidar de sua base de consumidores.
O CRM é vendido como software (no modelo de licença ou no modelo de software as a service/cloud computing). O principal objetivo desse sistema é assegurar e proteger as informações comerciais da empresa, ao mesmo tempo em que ajuda a identificar os melhores planos de ação e alternativas para aumentar as vendas, gerenciar metas e avaliar os vendedores.
Então, o ERP é o controle financeiro e gestão da empresa de uma forma completa, enquanto o CRM é o controle dos clientes e, por consequência, das vendas.
Business Central: como o ERP da Microsoft ajuda pequenas e médias empresas?
Com o Dynamics 365 Business Central você simplifica seus processos, toma decisões mais inteligentes e acelera o crescimento. Essa é uma solução abrangente de gerenciamento de negócios projetada para pequenas e médias empresas.
Veja alguns benefícios dessa solução:
Aumente a visibilidade financeira
Invista no Dynamics 365 Business Central e acelere o fechamento financeiro, registre o desempenho em tempo real e melhore a precisão das previsões, mantendo a conformidade e a segurança.
Otimize sua cadeia de suprimentos
Com essa solução você maximiza a lucratividade com uma visão ponta a ponta de operações: compras, manufatura, estoque e gerenciamento do armazém.
Aumente as vendas e melhore os serviços
Gerencie o processo de vendas do início ao fim no Outlook e forneça um serviço excepcional com uma visão conectada dos clientes e das operações.
Entregar projetos dentro do prazo e do orçamento
Planeje e monitore seus projetos com métricas em tempo real de recursos, lucratividade, tarefas e progresso.
Essas são as principais vantagens de adotar essa solução. Em resumo, o Dynamics 365 Business Central é uma solução única e abrangente para atender às necessidades de empresas em crescimento. Com ele será possível reunir sistemas e processos automaticamente para gerenciar finanças, vendas, serviços e operações.
O que está esperando para se conectar com aplicativos de terceiros, como folha de pagamento, bancos, CRM ou sistemas específicos do setor?
A Nexer Brasil pode ajudar você!