O líder é a pessoa que influencia o comportamento e o pensamento de um grupo. Uma vez que cada indivíduo possui suas próprias ideias e modos de agir, perfis de liderança devem ser flexíveis, se adequando às funções específicas que devem ser exercidas em um negócio, às características próprias da equipe de colaboradores e das situações enfrentadas.
Diversos contextos demandam comportamentos diferentes dos líderes, impossibilitando a existência de uma fórmula exata para essa posição. Em nossa lista, apresentamos os 5 principais perfis de liderança. Confira!
1. Democrático
O líder democrático é centrado nas contribuições que recebe de todos os setores da empresa, o que permite que os colaboradores estejam envolvidos na tomada de decisões. Nessa modalidade, mesmo que o dirigente detenha a palavra final, é possível que tarefas sejam delegadas e comandadas por outros colaboradores. Pratica-se uma descentralização da liderança, ainda que o líder seja a autoridade máxima.
A característica mais singular desse perfil é a comunicação ativa “de cima a baixo”. Com relação ao carisma, o perfil democrático é um dos mais aceitos, uma vez que traz para o cotidiano valores de justiça, competência, criatividade, coragem, inteligência e honestidade.
2. Estratégico
O líder estratégico é, antes de tudo, o cérebro pensante da organização e planeja de forma cuidadosa como as decisões devem ser tomadas. Este perfil de liderança não se limita apenas a observar a execução de tarefas — ele participa ativamente do cotidiano da companhia, na busca pelo conhecimento integral dos processos de uma empresa.
Como estrategista, esse líder é capaz de preencher a lacuna entre a necessidade de inovações e as imposições da praticidade, fornecendo conjuntos prescritivos de hábitos aos colaboradores.
3. Transformador
Ao contrário de outros perfis de liderança, o transformador concentra-se na necessidade de realizar mudanças profundas nos negócios, nas equipes, nos processos e em cada colaborador individual. Os líderes transformadores podem motivar a equipe a fazerem mais do que inicialmente pretendiam e, muitas vezes, mais até do que pensavam ser possível. Eles estabelecem expectativas desafiadoras e, em condições normais, tendem a alcançar a melhora de desempenho de suas equipes.
De modo geral, líderes transformadores tendem a ter colaboradores mais comprometidos e satisfeitos. Isso ocorre por que uma das características marcantes desse perfil de liderança é a importância conferida ao treinamento e à capacitação de sua equipe profissional.
4. Motivador
A liderança motivadora envolve a concentração nas metas que devem ser alcançados e como toda a equipe se beneficiará uma que vez que obtiver sucesso. Com isso, esse líder busca inspirar e oferecer um sentido de pertencimento e de propósito, com o intuito de fundamentar e guiar as ações de negócio.
O líder motivador prioriza o trabalho sobre os corações e as mentes de todos os colaboradores para, dessa forma, fortalecer os laços de confiança e lealdade entre todos os envolvidos.
5. Facilitador
O líder facilitador privilegia a mensuração de resultados. Embora essa não seja propriamente uma habilidade de liderança — por focar em elementos técnicos —, dirigentes facilitadores são encontrados em menor quantidade, uma vez que é mais difícil dominar essa prática. O líder facilitador tende a trabalhar com a ideia de que a eficiência de uma equipe é diretamente proporcional à eficácia de seus processos.
Esse conteúdo auxiliou você a definir qual o melhor perfil de liderança para aplicar em sua empresa? Agora que você já sabe mais sobre diferentes tipos de líderes, assine nossa newsletter e leia mais sobre o assunto!