O sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa) já é muito utilizado em diversos tipos de indústrias graças à sua capacidade de integrar processos com funcionalidades online para trazer maior agilidade e dinamismo ao negócio. Ter um programa desse tipo ajuda a conquistar um diferencial competitivo.
Pensando nisso, listamos neste post 5 impactos positivos que sua empresa obterá se implantar um Software de Gestão ERP. Acompanhe!
1. Aumenta a eficiência dos processos
Operações ineficientes e informações descentralizadas demandam maiores custos de mão de obra para as empresas, o que pode ser extremamente prejudicial para negócios que têm uma quantia limitada de recursos ou passam por um momento de dificuldade.
As soluções ERP podem informatizar e agilizar as atividades diárias, dando aos colaboradores mais tempo para realizar funções relevantes e que realmente geram retorno. Por exemplo: esse tipo de sistema pode integrar automaticamente solicitações de vendas ao setor contábil, ou gerar relatórios precisos sem a necessidade de elaborar planilhas complexas.
2. Integra toda a informação da empresa
A utilização de programas empresariais para cada processo pode levar a obtenção de dados confusos, inconsistentes e não padronizados. Isso prejudica as comparações de desempenho anuais, tornando-as menos precisas, mais trabalhosas e demoradas.
Em vez de ter informações em diversos departamentos de dados diferentes, um ERP reúne todas elas em um único lugar, sendo que a atualização e a estabilidade dos dados também é melhorada, o que simplifica a visualização e a compreensão dos registros.
3. Aprimora a capacidade analítica
Hoje em dia, a competitividade das empresas depende da maneira com que as informações são tratadas. Ou seja, negócios que otimizam, processam e avaliam melhor os seus dados geralmente são mais preparados para elaborar e executar projetos de crescimento, bem como se adequar às mudanças mercadológicas.
O poder analítico que o ERP oferece pode melhorar muito as decisões de gestão, que passam a ser baseadas em previsibilidade, graças aos indicadores de desempenho. Com isso, a intuição deixa de guiar o empreendimento.
4. Traz mobilidade para os negócios
Atualmente, os sistemas ERP também são móveis, ou seja, eles permitem que os usuários executem suas funções operacionais em qualquer lugar, devido a inclusão de aplicativos nativos em dispositivos, como iOS, Android e Windows.
Esses apps podem oferecer telas detalhadas, que atualizam em tempo real, com parâmetros de negócios essenciais para a avaliação dos negócios, como:
- aquisições de clientes;
- tráfego na web;
- produção industrial;
- vendas;
- receita.
5. Reduz erros e garante a segurança de dados
O principal inconveniente em atividades manuais vem do preenchimento de campos, planilhas e tabelas que, por ser uma tarefa constante/maçante, pode gerar erros e perda de dados importantes para o bom andamento do negócio. Com o uso do ERP, esse problema é sanado completamente.
Já na segurança de dados, o sistema de gestão traz mais tranquilidade. Os registros ficam salvos e armazenados em servidores e com backups, eliminando a perda de informações caso os dispositivos sofram alguma pane, ou o setor administrativo passe por uma eventualidade que cause a perda de documentos físicos.
Viu só quantos benefícios você obterá se utilizar um sistema ERP na sua empresa? Aproveite essa oportunidade e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de e-mail. Até a próxima!