A inadimplência é um dos principais problemas enfrentados por empreendedores, mas atualmente já existem formas eficientes de evita-lo, como o uso de um Sistema de Cobrança. Por isso, confira 5 dicas para evitar a inadimplência no seu negócio!
1. Conheça o perfil do seu cliente
Ao conhecer o perfil do seu cliente, é possível definir os produtos que mais se adequam às necessidades e condições dele. Dessa forma, é possível fechar mais negócios e evitar atrasos no pagamento e inadimplências, pois somente serão ofertadas produtos dentro da capacidade de pagamento do seu cliente.
2. Consulte órgãos de restrição ao crédito
Outra forma para evitar clientes inadimplentes é a consulta de órgãos de restrição ao crédito, como o SPC e Serasa. Desse modo, é possível verificar se o seu cliente está com restrições no nome, sendo possível ter mais cautela se for o caso, evitando a inadimplência em seu negócio.
3. Ofereça mais opções de pagamento
Geralmente a inadimplência ocorre não pela falta de dinheiro ou vontade de pagar do cliente, muitas vezes o cliente tem poucas opções de pagamento.
Portanto, é essencial oferecer mais alternativas, como cartão de crédito, boleto bancário, débito automático, cobrança com vencimento em data que fica melhor para o cliente.
4. Utilize um Sistema de Cobrança
O Software de Cobrança automatiza os processos do setor financeiro da empresa. Dessa forma, é possível ter maior controle e organização das contas a receber, envio de boletos, aviso de vencimento, entre outras funções que melhoram, aceleram e evitam a inadimplência em sua empresa.
5. Incentive o pagamento no cartão de crédito ou à vista
Além do Software de Cobrança para evitar a inadimplência, outra dica também é essencial é incentivar o pagamento no cartão de crédito ou à vista, pois essas formas são mais seguras e garantidas para o seu negócio.
Gostou de conhecer as 5 dicas para evitar a inadimplência no seu negócio? Então aproveite e confira a solução da Inove para o seu negócio!