Para manter-se competitiva, uma empresa deve sempre estar atenta às novidades do mercado de tecnologia. Investir em novas ferramentas traz mais inovação para o ambiente corporativo e gera novas oportunidades de negócio.
Com as soluções de TI corretas, a empresa consegue direcionar os seus fluxos de trabalho de acordo com os movimentos do mercado. Todas as rotinas terão uma performance elevada, gerando vantagem competitiva para o negócio.
Quer conhecer 4 tendências em tecnologia para gestão? Confira nossa lista!
1. Hardware as a Service
A infraestrutura de hardware está entre os principais ativos de uma empresa. Para reduzir os custos nessa área, o gestor pode adotar uma estratégia conhecida como a Hardware as a Service (Hardware Como Serviço), que reduz os custos na área e flexibiliza rotinas de investimento.
No setor empresarial, essa abordagem é adotada de duas formas. Uma é baseada no outsourcing em TI. Nesse caso, a empresa passará a investir em equipamentos conforme a sua demanda por recursos, eliminando gastos relacionados a troca de computadores e update de máquinas. Outra é a virtualização de servidores. Com o auxílio de plataformas de computação em nuvem, o negócio terá acesso a um servidor virtual feito sob medida. Assim, é possível eliminar gastos com manutenção de máquinas e alocação de espaço para um data center.
2. Big Data
A análise de dados teve a sua capacidade de atingir bons resultados com o Big Data. Essa tecnologia ampliou a quantidade a origem de registros que podem ser utilizados por empresas para obter insights e prever tendências do mercado.
O Big Data pode ser implementado internamente e externamente por empresas que pretendem otimizar rotinas e maximizar os seus lucros em médio e longo prazo. Avaliando a relação de consumidores e parceiros comerciais com a marca, por exemplo, as campanhas de marketing serão adotadas com um direcionamento de maior impacto.
Internamente, o Big Data facilita o rastreamento de falhas e gargalos operacionais. A otimização de logística, por exemplo, utilizará diversos registros para encontrar rotas mais econômicas e ágeis. Assim, gastos operacionais são reduzidos e a empresa consegue desenvolver processos de alta qualidade.
3. Computação em nuvem híbrida
A computação em nuvem está revolucionando a forma como empresas realizam negócios. Graças a essa tecnologia, negócios conseguem atender a um número maior de pessoas, com alta mobilidade e escalabilidade.
Nos próximos anos, as empresas devem voltar a sua atenção para a nuvem híbrida. Uma mistura do cloud computing em ambientes privados e públicos, o hybrid cloud flexibiliza o uso dessa tecnologia e amplia as possibilidades de implementação.
Gestores contarão com um ambiente unificado para criar serviços de alta performance e inovação. Como consequência, a empresa pode gerar competitividade a atender a seus consumidores com serviços direcionados de acordo com as suas necessidades.
4. Automação de rotinas internas
Automatizar processos com a tecnologia é algo fácil de ser feito. Nesse sentido, empresas podem adotar a automação como um fator estratégico, que diminui o número de falhas e economia recursos.
Para que isso seja possível, o gestor precisa levantar as necessidades de cada área. No setor de TI, por exemplo, rotinas de backup e monitoramento são automatizadas com o auxílio de softwares de TI. Assim, profissionais podem direcionar as suas atividades para processos críticos e o atendimento a demandas de urgência, ampliando ao máximo a produtividade do time.
Agora é a sua vez: qual tendência de tecnologia para gestão mais te atraiu? Como você pretende implementar ela na sua empresa? Conta pra gente!