A adoção de software de ERP tem feito parte das estratégias de várias empresas que buscam novas formas de inovar e melhorar os seus resultados financeiros. Mas para que o retorno obtido com esse investimento seja maximizado, a empresa deve ter um bom planejamento, a fim de aumentar os ganhos com software ERP.
Fazer esse planejamento traz muitas vantagens, já que evita erros e integra plenamente o sistema aos processos internos. De acordo com o CEO de uma das empresas fornecedoras de ERP, Ronei Marques, hoje existem planos de assinaturas do serviço com os benefícios mais variados.
O CEO ainda somou, em entrevista à Exame, a possibilidade de redução de investimento em infraestrutura de TI, já que existem as plataformas. Para ele, além dos preços acessíveis, o mercado nacional tem opções de sistemas que visam facilitar a gestão de empresas, de acordo com a sua regional.
Quer ter noção de como obter as vantagens citadas e contribuir para o sucesso do software ERP no Brasil? Confira abaixo os 10 passos básicos para, entre outros benefícios, maximizar seus ganhos.
1. Integrar o ERP aos processos da empresa
O sucesso de qualquer sistema está ligado diretamente ao nível de integração que ele possui com as rotinas da empresa. Diante disso, o gestor deve planejar a integração da nova ferramenta nos principais processos do empreendimento.
Conforme o ERP passar a fazer parte do dia a dia de cada profissional, o número de erros será reduzido drasticamente. Além disso, com o acesso a dados mais precisos, a empresa pode otimizar as suas estratégias e o atendimento a clientes.
2. Simplificar rotinas operacionais com o auxílio do ERP
A tecnologia pode ter um grande impacto na simplificação de processos operacionais. Com o auxílio de um software ERP, a empresa consegue reduzir o número de etapas em um projeto ou rotina corporativa. Como consequência, a produtividade será elevada.
Parte da integração do software ERP no dia a dia da empresa deve levar em conta a necessidade de simplificar rotinas. Qualquer atividade que possa ser automatizada deve ser transferida para o ERP, reduzindo prazos e custos operacionais.
3. Planejar a implementação do novo sistema
A implementação de um sistema, quando mal planejada, pode reduzir o seu impacto nas receitas do negócio e, ao mesmo tempo, a sua penetração na rotina interna. Diante disso, o gestor deve planejar todas as rotinas da migração para o novo software, seja agendando treinamentos ou a instalação de sistemas.
O planejamento também deve ser visto como uma forma de eliminar falhas e as chances de imprevistos ocorrerem. Todos os profissionais envolvidos na migração estarão preparados para enfrentar possíveis falhas e, assim, garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
4. Utilizar métricas de desempenho
As métricas de desempenho dão uma visão ampla ao gestor sobre o impacto da nova ferramenta e como ela afeta o dia a dia do negócio.
Durante o planejamento da implementação da nova ferramenta, o gestor precisa identificar quais indicadores são adequados para avaliar o retorno obtido com o novo sistema. Isso deve ser feito considerando o perfil do negócio e os objetivos da nova ferramenta, garantindo que todos os fatores sejam levados em conta.
5. Treinar a equipes
Esse é um dos passos mais importantes para que o software ERP seja totalmente incorporado ao dia a dia da empresa.
Treine usuários e profissionais de suporte continuamente, garantindo que eles conheçam plenamente a ferramenta que será utilizada. Isso maximiza o retorno obtido com o sistema e, ao mesmo tempo, reduz o impacto causado por falhas operacionais.
6. Intensificar a comunicação interna
O software ERP deve ser implantado num ambiente cuja comunicação é acessível. Isso significa ter uma equipe organizada e transparente, que não terá grandes problemas em entender o processo de implantação do novo sistema.
Para isso, vale o uso de murais, intranet, jornais internos, blogs corporativos, entre outras ferramentas. Esses espaços servirão para que nada passe em branco pela equipe. Afinal, um grupo bem informado sobre a empresa é também um grupo mais competente.
7. Intensificar a comunicação externa
Manter uma comunicação efetiva com o mercado também pode maximizar os ganhos com software ERP. A ferramenta pode contribuir para a criação de canais diferentes e auxiliar na comunicação de forma simultânea.
É importante estar atento que essa forma de comunicação, mais que qualquer outra, precisa ter um formato atrativo, que influencie na interação. Essa interação, a vontade do outro de falar com você, e sua capacidade de elaborar uma resposta são as chaves para se ter uma comunicação efetiva.
8. Observar a concorrência
É válido investigar como a concorrência faz uso do software ERP. Se possível, visite seu concorrente e busque avaliar os prós e contras do uso do ERP. O que pode ser trazido para sua empresa?
A observação da concorrência é uma das principais estratégias de mercado, e lembre-se sempre que com os diversos aspectos e ferramentas da empresa — inclusive o ERP — isso não deve ser diferente.
9. Sair da zona de conforto
Sair da zona de conforto é um clichê do mundo corporativo. Mas o raciocínio de não se contentar em fazer sempre as mesmas coisas e buscar estar em constante aprendizado também é válido.
O ERP facilita processos de gestão, mas isso não significa que ele deva servir para gestores ficarem acomodados. Pelo contrário, ele deve ser uma ferramenta de auxílio para não ficar na zona de conforto.
10. Conhecer os processos
O software ERP permite diagnosticar todos os processos internos de maneira abrangente e rápida. Ou seja, é uma grande oportunidade para aprender sobre todos esses processos.
Dessa forma, essa dica complementa a que demos anteriormente. Quem quer conhecer os processos dificilmente incorrerá no erro de ser uma pessoa acomodada.
Além disso, com esse material em mãos, você consegue identificar as ações mais efetivas e as prejudiciais. O que torna as decisões estratégicas mais fáceis.
Um passo inicial para uma estratégia é a implantação do ERP. Quer saber como? Entre em contato conosco! Falaremos sobre outras formas de aumentar o seu retorno após investir em um software ERP.