Para que seu negócio seja bem sucedido, é imprescindível adotar uma abordagem inovadora, além de garantir características como estratégias bem definidas, desenvolvimento colaborativo, dentre outros fatores. No entanto, um dos fatores mais importantes para que sua empresa tenha sucesso é a conscientização de sua equipe de profissionais sobre o valor da comunicação e da colaboração.
Empresas e organizações têm apostado em ambientes virtuais para a comunicação entre as suas equipes envolvidas no planejamento, desenvolvimento e conclusão de um projeto. Esses ambientes possibilitam uma interação entre os colaboradores e clientes, mas como garantir que sua empresa possua processos realmente mais colaborativos e eficientes? É isso que a inove by Nexer mostra para você neste texto. Boa leitura!
Quais os benefícios de um processo mais colaborativo?
Dentro das empresas, a colaboração pode ser entendida como o processo de união de forças para atingir o mesmo objetivo. Em um processo colaborativo, as equipes trocam conhecimentos e esforços para alcançar o melhor resultado para a empresa.
Sendo assim, um ambiente com processos mais colaborativos gera benefícios diretos e indiretos para seu negócio. Esse é o fator que enriquece o trabalho, alinha as pessoas, torna o serviço mais satisfatório e garante os melhores resultados para a instituição. Veja algumas vantagens de tornar sua empresa mais colaborativa:
Aumento da produtividade:
A colaboração aumentará a produtividade da sua empresa. Haverá mais de um funcionário pensando em uma solução para chegar ao objetivo almejado, com certeza a resposta virá de uma forma mais ágil.
Compartilhamento de conhecimento:
Trabalho em equipe pressupõe que dois ou mais profissionais atuem em conjunto, trocando ideias e experiências entre si, o que gera novos conhecimentos para ambos. Quando a empresa possui uma cultura de colaboração, seus funcionários estão sempre aprendendo coisas novas, um com os outros, o que certamente resulta em mais satisfação e em uma construção coletiva de conhecimento.
Clima organizacional agradável:
Ter um contato maior com os colegas de trabalho ajuda o funcionário a criar um sentimento de pertencimento. A cooperação entre as pessoas faz com que a empatia entre as equipes seja maior, o ambiente institucional seja mais amigável e familiar, e a confiança entre os colaboradores seja superior. Criar esse vínculo de parceria com os colegas é uma maneira que temos para conquistar uma ligação que vai além da empresa.
Como implementar um processo mais colaborativo
Em primeiro lugar, antes de tornar os colaboradores mais colaborativos, é necessário que os líderes tomem essa característica para si e suas estratégias.
- Os gestores devem valorizar toda atitude que some com os objetivos do grupo. No ambiente corporativo os exemplos dos líderes contam mais do que muitos treinamentos, reuniões e alinhamentos com os times. Não adianta querer integrar o conceito de colaboração mútua se um gestor negligência ou despreza a opinião de determinados profissionais — ou da maioria deles.
- Ressalte a importância do trabalho em grupo. Os colaboradores estão sempre muito focados em realizar as tarefas sozinhos. Em muitos casos, isso acontece por quererem mostrar seu talento e o quanto são competentes.
- Tenha espaços colaborativos na sua empresa, ambientes para que os funcionários possam conviver nos intervalos, como a hora do cafezinho. Momento ideal para bater um papo rápido e se atualizar sobre a rotina do colega.
- Invista na tecnologia para ressaltar os resultados. Pensou que a tecnologia não poderia transformar e humanizar as relações? Pois se enganou! Existem diversos meios para explorá-la em benefício da cultura colaborativa.
Como usar a tecnologia para aumentar a colaboração na minha empresa?
No mercado existem tecnologias que facilitam a colaboração entre suas equipes, por exemplo o SharePoint Online . Ele permite que a empresa ou seus departamentos criem sites de equipe, intranet ou extranet, facilitando a comunicação, fluxo de trabalho e interação entre seus colaboradores, fornecedores, clientes e gestores.
O que é Microsoft SharePoint e quais são seus benefícios?
O Microsoft SharePoint é uma plataforma de colaboração entre grupos de aplicação na web multifacetada da Microsoft. Em primeiro lugar, ele é uma intranet móvel e inteligente que pode ser utilizada como um portal corporativo e auxilia na gestão de informações, projetos, fluxos de trabalho e equipes. As suas funcionalidades a tornam uma ferramenta incrível para o desenvolvimento das empresas. Entenda os benefícios que a sua organização conseguirá:
Segurança:
Proteja as informações de sua empresa definindo níveis de acessos diferenciados por pessoas, grupos ou funções que os usuários possuem. Dessa forma, clientes parceiros e funcionários podem visualizar e/ou editar apenas os arquivos que forem pertinentes.
Redução de custos:
Ao utilizar o SharePoint sua empresa reduzirá o espaço utilizado para armazenamento de documentos físicos, facilitará a consulta e pesquisa de documentos, evitará a interrupção de atividade para buscar informações importantes e economizará com o consumo. Impressão ou compra de mídias para arquivamento de dados.
Eficiência:
Elimine o retrabalho na edição de documentos ao oferecer uma ferramenta que compartilha, permite a edição e controla as alterações em documentos. Dessa forma, sua equipe não precisará mais comparar versões, se preocupar se o documento é o mais atual ou se todas as alterações estão contempladas. O SharePoint faz todo esse controle automaticamente.
Disponibilidade, sem perder conformidade:
Você pode utilizar os arquivos online ou offline a partir de qualquer dispositivo. As alterações feitas off-line serão sincronizadas assim que uma nova conexão for estabelecida, mas não se preocupe, antes de ser atualizada as alterações serão verificadas e controladas automaticamente, as inconsistências serão relatadas e as mudanças no documento online só serão definidas com a sua decisão. Caso queira retomar uma versão anterior basta resgatá-la no histórico.
Gerenciamento fácil:
Sem complicações, você poderá importar, exportar, alterar, publicar ou excluir informações e arquivos. Indicará as regras de permissão e até poderá alterar o layout de seus portais.
Investindo em soluções e práticas para melhorar a cooperação na sua empresa aos poucos você verá como, naturalmente, a cultura organizacional será modificada e os resultados serão cada vez melhores.
É hora de tornar a sua empresa mais colaborativa e eficiente!
Ganhe uma consultoria gratuita sobre SharePoint Online!