Um dos grandes benefícios do Microsoft Dynamics AX é o seu Total Cost of Ownership. Embora não seja o único fator decisivo na escolha por um ERP, o TCO influencia diretamente no ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento) e pode ter um grande peso quando a empresa está analisando os benefícios a longo prazo.

O que é Total Cost of Ownership (TCO)?

O conceito de TCO (Total Cost of Ownership) ou Custo Total da Propriedade (tradução livre) foi difundido pelo Gartner Group em 1987 e desde então é utilizando para calcular gastos com TI e auxiliar em decisões de investimento relacionados a essa área. Sendo assim, todos os gastos com compra, implementação, suporte, uso durante a vida útil e outros custos de um produto de TI, resultam no Total Cost of Ownership.

Como o TCO influencia no ROI?

Praticamente todo investimento é feito com o intuito de receber algum retorno, sendo ele um benefício para a empresa ou, como na maioria das vezes, melhores resultados e lucros. O ROI (Return on Investment) é um cálculo tangível desse retorno sobre um valor investido. No caso de um projeto de ERP, o TCO é considerado o investimento, ou seja, esse valor é uma das variáveis que pode aumentar ou diminuir o ROI de um projeto.

Por que o TCO do Dynamics AX é um benefício?

O Microsoft Dynamics AX é uma solução que atende efetivamente as necessidades de empresas de vários segmentos, sendo elas de médio ou grande porte. Quando o sistema é compatível aos processos da empresa, o que passa a ser o mais importante no momento da seleção? O investimento. Com isso, o ideal em um projeto de ERP é maximizar o aproveitamento do sistema e minimizar o TCO. Dessa maneira, o ROI do projeto será o mais favorável possível. No caso do Dynamics AX, o TCO é reduzido por ter um gerenciamento simplificado do ciclo de vida.

A Nucleus Research Inc. realizou um estudo com 16 clientes do sistema e conseguiu identificar os principais fatores que indicam a redução desse custo. Segundo a pesquisa, a rápida implementação do Dynamics AX tem um grande papel na redução do TCO. Além disso, a implantação utiliza apenas 52 horas em média de trabalho dos colaboradores do cliente e o tempo de treinamento dos mesmos dura apenas 29 horas em média.

O estudo ainda indicou que 56% dos clientes do ERP Microsoft tiveram redução de custos em diversos setores, bem como aumento da produtividade. Já em relação ao TI, 44% dos clientes tiveram redução de gastos nessa área. Ainda foi constatado que 75% dos clientes de Dynamics AX recuperam o seu investimento em uma média de 23 meses após o “Go-Live!”.

Além disso, soluções em nuvem também ajudam a reduzir o TCO. O Microsoft Dynamics AX pode ser executado na nuvem, utilizando os serviços do Microsoft Azure, por exemplo. Essa e outras soluções SaaS podem reduzir entre 21% a 35% ao ano com os custos de hardware, depreciação, suporte, energia e vários outros gastos relacionados à infraestrutura.

Essa foi uma visão geral do que é TCO e como ele é uma vantagem para o Dynamics AX. Se você quer saber mais sobre o ERP ou entender um pouco mais sobre o seu Total Cost of Ownership envie um e-mail para faleconosco@i9tec.com.br.

Fonte: Nucleus Research Inc.