Determinar a melhor opção para implementar o sistema ERP não é simples, uma vez que há muitos pontos a serem considerados. Entretanto, além do resultado final, há alguns itens que merecem critério mais rigoroso.

Um dos fatores mais importantes, evidentemente, é o custo. Segundo pesquisa da Panorama Consulting divulgada em 2016, o custo de implementação do sistema SAP é, em média, US$ 2,2 milhões, e do Dynamics AX, apenas US$ 1,7 milhão, uma diferença de 22,7% no valor entre ambos. Na implementação de ambas as marcas, 80% dos entrevistados perceberam economia de custos associados à nuvem em mais de 40% das funcionalidades.

Ainda falando sobre custos, 24% das empresas entrevistadas apontaram elevação de custos devido à expansão do escopo do projeto inicial. Isso ocorre porque a urgência na implementação muitas vezes gera falhas na avaliação e planejamento, e mapeamentos incompletos pelas companhias que desejam implementar o projeto ERP. Além disso, focam seus esforços nos aspectos técnicos e não se asseguram que seus funcionários estão alinhados com os recursos do projeto, bem como as necessidades destas equipes e o impacto de tais mudanças. A escolha de interfaces intuitivas ajuda neste processo.

Estas incongruências também são responsáveis pela maioria dos casos de falhas de funcionamento após a implementação.

 

Maior facilidade de adaptação dos usuários e integração de sistemas

No item satisfação dos funcionários, o Dynamics AX se mostrou favorável: 55% relataram melhor funcionalidade em mais de 40% dos módulos do Dynamics AX, enquanto que no SAP, 50% percebeu essa melhoria.

Isso certamente ocorre porque o Microsoft Dynamics AX é mais intuitivo e possui interface semelhante ao Microsoft Office, agilizando a familiarização com o sistema e tornando a equipe mais produtiva, o que não ocorre no SAP, que necessita de mais tempo de aprendizado. Outro ponto é que ele requer muitas atualizações, o que eleva o seu custo.

Os usuários possuem acesso instantâneo a informações críticas de negócios de forma que possam tomar decisões a partir de bases mais sólidas. Além disso, permite a integração com outros aplicativos da Microsoft, tornando simples a importação de dados de planilhas do Excel, por exemplo. A colaboração externa e interna é fácil, possibilitando compartilhar informações com cada parte do negócio, incluindo conexão com CRM e melhor integração com armazenamento em nuvem.

 

Diferenças de arquitetura do sistema

O Dynamics AX possui arquitetura multicamadas e é mais flexível, permitindo maior customização em casos de mudança de negócios, gerando economia de recursos, o que é mais restrito no SAP. Empresas internacionais se beneficiam com as capacidades multi-idioma e multimoeda, podendo centralizar suas operações em diversas partes do mundo.

 

Funcionalidades equivalentes

Quando o assunto é funcionalidade, o Dynamics AX não perde para o SAP, pois abrange uma gama de recursos em finanças, recursos humanos, vendas, business intelligence e operações da indústria adicionais para varejo, fabricantes e setores públicos.

A escolha de uma ferramenta tão importante quanto o ERP precisa ser baseada em suas funcionalidades, facilidades, desempenho, na possibilidade de adaptar-se às necessidades dos negócios e, é claro, no valor do investimento. O Dynamics AX traz alta satisfação e simplicidade ao usuário com o melhor custo benefício do mercado.