As empresas adotam um novo ERP por diversos motivos. No entanto, a maioria das implementações bem-sucedidas tem foco em benefícios tangíveis, ou seja, um ERP com foco em negócios. Conheça a seguir alguns indicadores que mostram as vantagens de um projeto de ERP.

Os processos do ERP são estruturados para melhorar os resultados da empresa

Uma implantação de sucesso não só reduz os custos da empresa, mas também busca aumentar a sua receita. Para isso, a empresa pode integrar um sistema de otimização de vendas no ERP, por exemplo o Dynamics CRM e estruturar os processos de planejamento de demanda. Dessa maneira, a equipe de vendas pode converter mais, a operação poderá sustentar esse aumento de demanda e garantir a entrega ao cliente. O ideal é analisar as ineficiências no atendimento e entrega ao cliente e os processos relacionados a receita para identificar oportunidades e aumentar a margem de lucro da empresa. Esses processos podem ser reestruturados durante implementação do novo sistema.

Previsão e otimização do estoque via sistema de ERP

Algumas empresas superlotam o estoque ou aumentam a sua capacidade muito acima do necessário por não conseguirem prever a demanda de produtos e serviços com precisão. Um estoque com itens desnecessários pode afetar o capital de giro da empresa e, consequentemente, a sua margem de lucro. Com um ERP, como o Dynamics AX que possui o módulo de Planejamento Mestre para prever a demanda baseada nos dados da empresa, as organizações podem prever a demanda e gerenciar o estoque de acordo com as suas reais necessidades. Essa funcionalidade reduz custos com o excesso de itens em estoque e com capacidade ociosa ou investimentos em expansão de estoque.

Antigos processos são trocados por processos eficientes no novo ERP

Processos antigos que se tornaram caros e ineficientes são um dos principais motivos que levam a troca de ERP. Um novo software de gestão empresarial pode resolver esse problema, uma vez que os processos sejam bem definidos e reestruturados. O importante é evoluir os processos antigos para que eles sejam funcionais, ou seja, avaliar porque não são eficazes e o que deve ser feito para que passem a ser. Também é fundamental descobrir possibilidades de automatizar e integrar processos, como criação de ordem de vendas, faturamento e emissão de boletos. Não deixe de pensar como essa transição deverá acontecer dentro da empresa.

Bons ERPs, como o Dynamics AX, por exemplo, são atualizados de acordo com as necessidades e as melhores práticas do mercado, para evitar que os processos se tornem ineficientes e obsoletos.

Os processos são integrados no projeto de ERP

A integração de processos pode gerar ROI para empresas que estão implantando um novo sistema de ERP. Quando bem-feita entre o atendimento ao cliente, produção, contabilidade, vendas e outros setores fundamentais para a operação, a empresa se torna mais eficiente de maneira global e pode acelerar o seu crescimento financeiro. Assim como no item anterior, a empresa deve mapear todos os processos já reestruturados e desenvolver um plano para que essa transição seja feita, incluindo um gerenciamento de mudança organizacional. Dessa forma, os colaboradores terão mais facilidade para testar e tornar os novos processos de fato eficazes.

Para tangibilizar esses benefícios de negócio, a empresa deve defini-los no início do projeto, já estabelecer as métricas que serão utilizadas e as metas e objetivos para cada indicador. Com isso, a organização pode repassá-los para os seus diversos setores que, por sua vez, serão responsáveis por otimizar os processos e garantir que os objetivos sejam atingidos.

Ao contabilizar os benefícios de um novo ERP, a empresa poderá concluir se o projeto foi um sucesso ou não. Para que o resultado seja positivo, é preciso escolher uma consultoria de qualidade para garantir que a implementação, os processos e as customizações sejam feitas conforme as necessidades de sua organização. Você pode conhecer mais sobre a consultoria da inove através do Case da Carglass. Além disso, a empresa também tem que olhar para o ERP selecionado e tudo o que ele tem a oferecer. O Microsoft Dynamics AX é um ERP completo e pode trazer diversos benefícios tangíveis para uma empresa, como já mencionamos acima.

Se você quiser saber mais sobre o Dynamics AX, entre em contato com a gente através do e-mail faleconosco@i9tec.com.br.