Muitas organizações têm dificuldade de quantificar o potencial de benefícios em um projeto de ERP. Para fazer isso, é necessário entender a visão da empresa e como a tecnologia pode se relacionar com ela, com o intuito de aumentar a sua receita e diminuir os custos. Sabendo dessa situação, a inove resolveu dar algumas dicas para calcular os benefícios de uma implantação de ERP:

Defina os objetivos e as metas para novo software de ERP

Antes de começar a implementação do sistema, é necessário identificar como a nova tecnologia vai trazer melhorias tangíveis ao seu negócio e quais serão os potenciais benefícios financeiros. Em outras palavras: quais são os objetivos da empresa ao adotar um novo ERP? Quais metas devem ser definidas para atingi-los? E por fim, como executar esse planejamento durante a implantação e após o “Go-live”? No entanto, muitas companhias não seguem esse caminho, pois precisam iniciar o projeto o mais rápido possível. Isso ocorre porque grande parte delas estão utilizando um sistema ineficiente ou que não consegue escalar de acordo com o seu crescimento. Mesmo nessa situação, é recomendado que os executivos passem um tempo com a equipe de consultoria para determinar objetivos e metas com foco em evoluir o seu negócio, seja com aumento da produtividade, redução de custos com TI, etc.

Para mensurar é preciso entender os seus processos

É preciso saber os seus processos atuais e os futuros, para entender os possíveis benefícios que as melhorias vão proporcionar. Esse exercício ajuda a definir KPIs para eles, possibilitam fazer análise antes, durante e depois do projeto. Quando você sabe quais são as suas dores e como elas podem ser sanadas com o novo software, fica mais claro desenvolver métodos para calcular os benefícios dessas soluções. Além disso, esse movimento ajuda a m15apear todas as ineficiências e as oportunidades de revertê-las, gerando melhores resultados para a empresa.

Lembre-se que o foco deve ser atingir os objetivos que foram determinados previamente

De nada adianta definir objetivos e quantificar os potenciais benefícios, se a empresa não chegar a atingi-los. Para evitar que isso ocorra, a organização deve deixar claro o escopo do projeto e determinar os setores responsáveis por acompanhar o projeto, remediar suas deficiências, medir os dados coletados e, por fim, garantir que os benefícios sejam alcançados. O planejamento feito pela empresa junto a consultoria não deve apenas analisar, mas ser utilizado como um método de atingir os resultados previstos.

A maioria das implantações de ERP são iniciadas com foco em melhorar os negócios e a competitividade da empresa. Porém, por ser um projeto robusto e que requer muita atenção de todos os envolvidos, o foco acaba se perdendo no meio do processo. Por isso, é válido reservar um tempo para planejar e mensurar o projeto previamente, aumentando as chances de que ele seja entregue no tempo previsto e com os resultados esperados.

Considere contratar um estudo de implantação, se a sua empresa precisa desse tipo de planejamento, mas não sabe como começar. A inove, por exemplo, é uma consultoria que faz estudos de implantação antes e durante o projeto. Com isso, você terá o apoio que precisa caso esteja planejando implementar o Microsoft Dynamics AX ou já esteja com um projeto em andamento.

Se você quiser saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco através do e-mail faleconosco@i9tec.com.br.