Existem vários fatores que validam a necessidade de um projeto de ERP. A melhora dos processos da empresa e, consequentemente o aumento da sua eficiência e resultados, são argumentos comuns na hora de defender uma implantação. Por outro lado, o valor do investimento é um dos mais difíceis de justificar e um dos fatores que mais influenciam na decisão. Para facilitar esse processo, listamos a seguir como justificar esse investimento para o seu chefe, CFO e/ou para a comissão executiva da sua empresa.

”Timing” é tudo na hora aprovar novos investimentos

Escolha o momento certo para solicitar o investimento para um projeto de grande porte. Se a sua empresa perdeu uma grande conta recentemente ou está passando por uma fase difícil, espere até que a situação se reverta para fazer a solicitação. Inicialmente, certifique-se de que a empresa está sólida financeiramente e, então explique a importância de investir no futuro da empresa e o potencial de ROI da iniciativa.

No entanto, se você perceber que o atual sistema de gestão cria obstáculos para projetos de expansão da empresa que visam tirá-la da situação de instabilidade financeira ou dificuldades de governança corporativa, então mostre que o projeto de ERP é, na verdade, um investimento necessário para a solução dos problemas da empresa.

Entenda quais são os interesses dos “decisores”

Saiba quais são os objetivos da sua empresa e dos seus superiores a médio e longo prazo. Dessa maneira, a sua solicitação poderá apresentar os benefícios alinhados aos interesses dos que influenciam e decidem a favor do projeto. Observando esse contexto, você pode apresentar uma lista com as vantagens, custos e o potencial de retorno de cada item. Não se esqueça de também explorar os atuais problemas da operação, por exemplo o uso de vários softwares não integrados, a dificuldade de obter e analisar dados dos diversos setores da empresa e muitos outros.

Desenvolva o projeto de ERP com um olhar estratégico

Antes mesmo de apresentar argumentos e os valores do investimento relativo ao projeto, já faça o plano de implantação do ERP com foco nos negócios da sua empresa. Assim os seus superiores podem ter uma visão geral de todas as melhorias que o projeto pode oferecer para a operação e quais serão os benefícios tangíveis do projeto.
Então defina KPIs, colete dados do atual sistema e utilize-os para planejar os novos processos. Lembre-se também de fazer o cálculo do TCO para chegar ao potencial de ROI. Com isso, você pode estabelecer metas e objetivos, para estimar o tempo de recuperação do investimento. Outra dica válida é a coleta de estudos de caso de implementações bem e malsucedidas e porque elas chegaram a esses resultados.

Justifique o custo de fazer o treinamento dos usuários

Em alguns casos, o corpo diretivo da empresa não compreende a importância de treinar os usuários para o novo software. Isso se deve ao custo de parar a operação para treiná-los e também valor para contratar um treinamento completo. Contudo, a qualificação dos usuários é um dos principais fatores de sucesso de um projeto de ERP. Então, para justificar esse investimento, utilize os estudos de caso citados acima para mostrar a receita ou o custo que o treinamento ou a falta dele, pode trazer para a empresa.

Se você ainda está com dificuldades para justificar os custos de um projeto do Dynamics AX, não se preocupe! Você não precisa fazer todo o planejamento sozinho. A inove pode apoiar na apresentação do planejamento do projeto e justificar os custos com você. Nosso foco é fazer a implementação do ERP Microsoft com foco em negócios e te ajudar a atingir o ROI previsto.

Se você quiser saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco através do e-mail faleconosco@i9tec.com.br