É possível identificar logo no início quando uma implementação de ERP tem chances de falhar. No entanto, muitas empresas percebem esse problema apenas algumas semanas antes do “Go-Live” do projeto. Isso ocorre porque a organização deveria ter definido objetivos mais realistas e alinhado as suas expectativas a eles. Sendo assim, se a empresa chegar a objetivos, metas e expectativas realistas, maior será a chance de chegar aos benefícios tangíveis que um novo ERP pode oferecer.

Veja a seguir algumas dicas para alinhar as suas expectativas com os objetivos da sua implantação de ERP de maneira realista:

Facilite a comunicação das equipes e evite ruídos no projeto de ERP

Garanta que a equipe do projeto entenda claramente os prazos, orçamento, benefícios tangíveis e ROI. Além disso, é preciso que o time tenha uma visão geral da operação da empresa e entenda exatamente quais são os processos atuais e como eles devem ser. É necessário ainda, fazer reuniões periódicas com o conselho executivo da organização e informar o andamento do projeto, os possíveis problemas e como eles podem afetar os resultados e o cronograma.

Ajuste as expectativas da sua empresa

Acompanhe a implantação e ajuste as expectativas de acordo com as necessidades identificadas. A empresa deve avaliar os objetivos constantemente, para ajustar a ordem das fases da implementação e realocar recursos de acordo com o necessário. Essa prática evita atrasos futuros e permite que as metas sejam cumpridas desde o início do projeto.

Lembre-se dos fatores que ajudam a garantir o sucesso do ERP

A gestão de mudança organizacional e a engenharia de processos são dois fatores importantes para o sucesso do projeto e devem ser levados em consideração no momento de definir a sua estratégia, o orçamento e o cronograma. Eles vão preparar os seus colaboradores para a mudança de ERP e definir quais são os novos processos da operação.

Faça benchmark e considere os conselhos da sua consultoria

O benchmark deve ser feito com empresas que estejam no mesmo mercado e com porte parecido para que, mais uma vez, as expectativas estejam alinhadas com a realidade da implantação. Além disso, a consultoria contratada, pode fazer um estudo de implementação antes ou durante o projeto, para validar o planejamento e os objetivos definidos pela organização.

Alinhar as expectativas da empresa com o projeto de ERP pode parecer um grande investimento de tempo e recursos, mas com certeza é um dos fatores que podem evitar um grande fracasso.

Como faço um estudo de implantação de ERP?

A inove faz estudos de implantação e oferece consultoria para minimizar os riscos em uma implementação de ERP. Com isso, a sua empresa pode definir os objetivos e metas de acordo com os resultados do estudo junto com os nossos profissionais. O nosso foco é que os nossos clientes tenham o maior aproveitamento possível com o Microsoft Dynamics AX.

Se você quiser saber mais sobre o Dynamics AX, entre em contato com a gente através do e-mail faleconosco@i9tec.com.br.